web analytics

Os sites de busca utilizam rastreadores da Web, também conhecidos como robôs, para indexar a internet com máxima velocidade e eficiência, catalogando todas as páginas que encontrar. Conforme o robô escaneia uma página web, ele recolhe o código HTML a partir do código-fonte da página, atualizando o banco de dados do sistema de busca com informações obtidas a partir desse código. Algumas partes do código são mais importantes do que outros, e alguns dos segmentos dentro do código podem ter um impacto significativo sobre o ranking do site no sistema de busca para uma determinada palavra-chave.

Por exemplo, uma tag de heading é usada para descrever a posição de uma parte do conteúdo, que geralmente representa o tema do artigo. Se um site de busca pega uma tag de título que aparece como “<h1>Este é um cabeçalho </ h1>”, o robô irá concluir que este artigo deve ser sobre uma palavra ou grupo de palavras contido no título. Obviamente, o resultado deste algoritmo será diferente, dependendo da estrutura global da página, mas em geral é assim que funcionam as tags HTML.

Que são as meta-descrições?

Meta-descrições são basicamente breves parágrafos que descrevem uma página da Web e seu conteúdo. Quando você procura por um site nos buscadores, como o Google, a pequena descrição que você vê abaixo do link do site é conhecida como a descrição “meta”. Essa descrição informa não apenas potenciais visitantes do site, mas também os sistemas de busca. A razão pela qual as meta-descrições são tão importantes na otimização para buscas é porque elas afetam grandemente o ranking de um site, uma página ou uma palavra-chave particular. Por exemplo, se a meta-descrição contém uma sentença que pertence ao termo “meta tags”, o site de busca, irá reconhecer a página como sendo relacionada com o tema ‘meta tags’. Assim, se uma meta-descrição contém uma seleção de palavras-chave do site, então esta página provavelmente estará alta no ranking de busca para essas palavras-chave.

Como as meta-descrições são criadas

Meta-descrições são formuladas a partir do primeiro parágrafo ou uma seção do primeiro parágrafo na página. O que significa que o usuário realmente não tem muito controle sobre como sua meta-descrição aparece para os buscadores. Isso significa que as primeiras palavras de uma página web são a parte mais importante em relação ao seu ranking nos sites de busca. Entretanto, existem outras maneiras de criar meta-descrições de qualidade que não estão, na verdade, contidas na própria página.

Plugins geradores de meta-descrição

Uma das maneiras pelas quais você pode criar uma meta-descrição para seu site que não contém as primeiras frases da página é usar um plugin para WordPress chamado “Headspace”. Se você usar o plugin certo, poderá criar uma meta-descrição baseada em qualquer texto que você achar que deva aparecer. Isso pode ser especialmente útil para usuários que estão tentando otimizar uma página para uma palavra-chave em especial sem que seja necessário sobrecarregar o conteúdo da página com palavras-chave, melhorando substancialmente a experiência do usuário, ao mesmo tempo em que melhora o posicionamento do site nos buscadores.



Você também vai gostar de:

Share This