web analytics

FTPO sistema de File Transfer Protocol (mais conhecido como FTP) é um dos principais sistemas para gerenciamento de arquivos em uma hospedagem de sites. É por meio do FTP que você faz a transferência de arquivos para o seu servidor. O FTP é muito utilizado por pessoas que contrataram serviços de hospedagem compartilhada. Afinal, o espaço é menor nessa modalidade de webhost. 

Para facilitar a transferência dos seus arquivos, muitos webmasters fazem uso de mais de uma conta de FTP. Dessa forma, é possível não só transferir arquivos do seu computador para o seu site como também entre sites. Exemplo: se você tem dois blogs e faz trocas de arquivos entre eles, mais de uma conta de FTP permite fazer a transferência direta. Prático, não? 

 

Se você não sabe como gerenciar mais de um conta FTP no cPanel, confira esse passo a passo do Dicas de Hospedagem: 

  1. Faça login na sua conta do cPanel
  2. Vá até o menu “Files” e clique em “FTP Accounts” 
  3. O próximo passo é digitar o nome de usuário e senha que você vai utilizar na conta de FTP. Não se esqueça de criar uma senha segura para a conta. Se você não sabe como criar, aprenda como criar senhas seguras nesse artigo do DdH. Há a opção de gerar uma senha automática com um software. 
  4. Escolha o diretório para a sua conta de FTP
  5. Agora é a hora de definir quanto que a sua conta terá de tamanho. Defina o limite de capacidade dela. Não é recomendado deixar tamanho ilimitado, visto que o FTP poderia comprometer o seu espaço em hospedagem. Principalmente se for compartilhada. 
  6. Clique em “Create FTP Account”. Pronto, está criada a sua conta de FTP. 

FTP no cPanel

Todas as contas que você criou irão aparecer abaixo da seção “Add Account”. À direita de cada uma das contas serão exibidas as seguintes opções de gerenciamento: Change Password (para alterar senhas), Change Quota (para mudar tamanho do armazenamento no FTP), Delete, and Configure FTP Client (para deletar ou fazer configurações avançadas de FTP). 

Você também terá acesso aos dados de uso (ou seja, o histórico de transferências) e a quantidade de espaço que está sendo utilizada da cota da hospedagem de sites. É possível ver se há usuários ativos no uso do FTP. Você só precisa voltar a tela inicial do cPanel e clicar em “FTP Session Control”. Esse menu vai mostrar os usuários ativos no site e vai dar a opção de você desconectá-los se não achar seguro. Essa ação é válida se você esqueceu a conta aberta por um longo período. 

Agora que você já sabe como configurar um programa de FTP, confira quais são os melhores programas de FTP nesse outro artigo do Dicas de Hospedagem



Você também vai gostar de:

Share This