web analytics

Conheça os melhores programas de FTP!

Uma das ferramentas mais importantes na hora da administração de um site é o FTP. É através do File Transfer Protocol que são transferidos os arquivos do computador para o site. Apesar da maioria dos sistemas poderem ser gerenciados e alguns arquivos mandados através do Painel de Controle, algumas ações só podem ser feitas via FTP. Hoje o Dicas de Hospedagem vai mostrar quais são as principais opções de programas deste tipo para administradores de sites. 

 

Melhores clientes/ programas de FTP

 

FileZilla: O FileZilla é um dos programas de FTP mais populares que existem. Por ser um software livre, é utilizado para muitos sites que trabalham com CMS do mesmo tipo como o WordPress e o Joomla. Outro trunfo do programa é que ele é compatível com todos os principais sistemas operacionais de computadores: Mac OS X, Linux e Windows.

 

 

 

 

Free FTP: Ao contrário do FileZilla, o Free FTP só roda em Windows. Apesar de rodar só em um sistema operacional que é pago, o programa também é freeware e tem como grande vantagem a facilidade de uso da interface. Ideal para usuário que não tem muito conhecimento técnico. 

 

 

 

 

Cyberduck: Como esquecer de um dos melhores (sim, é o que usamos no Dicas de Hospedagem) programas de FTP que existem? O Pato é nativo do Mac OS X, mas também tem sua versão para Windows. Sua interface é uma das mais simples e amigáveis que existem. Aconselhamos fortemente que vocês o experimentem ;-)

 

 

Smart FTP: Este sistema é muito semelhante ao CuteFTP, mas tem a vantagem de ser gratuito. O Smart FTP é perfeito para usuários que querem um sistema que garanta facilidade na administração do conteúdo. 

 

 

 

 

CuteFTP: Este programa de FTP é pago e roda em MAC OS X, Linux e Windows. Mesmo assim, a facilidade de uso faz do programa um dos FTP mais populares que existem.

 

 

Outros ótimos gerenciadores de arquivos 

 

Adobe (Macromedia) Dreamweaver: Um dos programas mais famosos do gênero é o Software próprio da Adobe. O Dreamweaver (como a maioria dos programas da empresa) é um software pago. Excelente qualidade! 

 

Leech FTP: Este programa é um dos primeiros do gênero na internet. Prima pela simplicidade e rapidez na hora da transferência do conteúdo. O Leech FTP é gratuito e compatível com os três principais sistemas operacionais existentes. 

 

Algumas diferenças entre FTP e CMS

 

Agora que listamos os principais programas de FTP que existem precisamos deixar clara as diferenças entre FTP e CMS. Enquanto o CMS (Content Management System) cuida do conteúdo do site, FTP cuida dos arquivos e de algumas configurações. Em alguns sistemas (como o CMS e107 e o Joomla) todas as imagens que vão ser postadas no site têm de ser mandadas por FTP para o servidor. Só a partir daí é que se pode fazer a postagem do material utilizando o CMS.

 

E você, qual dos programas que citamos é o seu preferido? 

 

 

 



Você também vai gostar de:

Share This