web analytics

A popularização da hospedagem em nuvem (também chamada de Cloud Computing) tem trazido um novo perfil de público para o sistema. Se no começo apenas grandes corporações aderiam ao sistema de armazenamento de dados em um ambiente 100% virtual, agora o espaço está se abrindo para pessoas que não tem tantos recursos, mas querem um serviço de qualidade. A própria queda (ainda lenta) dos preços do Cloud Computing tem aberto espaço para novos adeptos. 

Cloud computing

Se você se encaixa no perfil de quem quer qualidade, mas não tem a grana de uma corporação gigantesca para poder investir na nuvem há uma opção: utilizar uma hospedagem compartilhada no sistema Cloud Computing. Sim, o sistema de hospedagem compartilhada na nuvem vai garantir uma qualidade maior do que o sistema de hospedagem compartilhada tradicional e não vai ter custos tão altos como os serviços privados na nuvem. Veja as vantagens do Cloud para o tradicional: 

Uptime: para quem não sabe, Uptime é o tempo disponível que a hospedagem vai deixar um site no ar. Quando falamos de hospedagem compartilhada tradicional, as melhores empresas oferecem 99% de tempo disponível (pode conferir no ranking de hospedagem de sites). Estamos falando da MELHOR DAS HIPÓTESES. Normalmente as empresas não apresentam tanta disponibilidade. Já na nuvem, o Uptime pode ser de 100%. Isto significa que em condições normais, o seu site nunca vai sair do ar neste sistema.  

Escalabilidade: só para informar: escalabilidade é a capacidade de um sistema ficar no ar quando o nível de demanda (seja por pico de visitas ou outro fator que possa modificar o desempenho do site) sem apresentar problemas do público. Normalmente em hospedagem compartilhada acontecem problemas com quem apresenta estes picos. Na hospedagem em nuvem (mesmo compartilhada) não há este tipo de problemas no seu site. 

Desempenho: o desempenho de um site hospedado na nuvem é muito maior do que de uma página que está em um servidor. Para quem gosta de qualidade e velocidade de carregamento, é perfeito. Além disso, os produtos criados atualmente para hospedagem de sites já estão focando o Cloud Computing. Muitas empresas estão prevendo que daqui há alguns anos apenas este sistema será disponível para armazenamento de dados. 

 

Nem tudo são flores

Então você já está pronto para jogar fora o seu plano de hospedagem compartilhada para aderir à nuvem? Então calma lá. Se por um lado o sistema de Cloud Computing apresenta grandes vantagens em relação ao sistema tradicional, por outro há algumas interrogações e ajustes a serem feitos no sistema. O principal ponto discutível ainda é a segurança, que tem muito a evoluir. Além disso, prepare o bolso: hospedagem compartilhada na nuvem vai ser bem mais custosa do que a hospedagem tradicional. Afinal, qualidade exige preço maior.  



Você também vai gostar de:

Share This