web analytics

Quem acompanha os artigos do Dicas de Hospedagem entende muito bem os motivos para se ter um site para dispositivos móveis e ainda qual é a importância de uma versão do seu site para celular. Para resumir os motivos, nada melhor que um gráfico (observe a tendência de visualizações por desktops versus dispositivos móveis):

Source: StatCounter Global Stats – Mobile vs. Desktop Market Share

 

 

Pensando nisso, o Dicas de Hospedagem preparou um pequeno tutorial para você criar sua versão móvel hoje mesmo, e de graça!

O Google e a DudaMobile lançaram uma plataforma chamada GoMo, que permite a adaptação de páginas da web para que possam ser acessados em aparelhos móveis, e em apenas quatro passos. Mas antes, veja o vídeo promocional do serviço:


Passo 1: Escolher um layout

Acesse o site www.gomobrasil.com.br, e clique na opção ‘Crie seu site móvel agora’. Após você inserir a URL do seu site, basta clicar em ‘Tornar meu site móvel’. Uma nova aba se abrirá no seu navegador, e você está pronto para dar seu primeiro passo: escolher o layout. O GoMo oferece 83 opções de layout, e ainda há a opção de filtrar os layouts por cor. Após selecionado o layout que mais combine com sue site “original”, basta clicar em ‘Próximo’.

 

Passo 2: Editar site

O próximo passo é editar o design do seu site móvel. O GoMo lhe dá opções de edição básicas ou completas.

No Básico, você tem cinco opções de edição de design. Na primeira, você pode editar o cabeçalho e o logotipo, utilizando um título ou uma imagem, para mostrar sua marca.

Outra opção é editar o meu de navegação: o GoMo transporta, automaticamente, os menus já existentes no seu site, mas você pode excluir algum se desejar, bem como alterar o design e o fundo do menu.

Uma terceira opção é remover conteúdo que seja desnecessário, para que o site tenha um desempenho mais rápido no celular. Também é possível adicionar um botão ‘Clique para ligar’, que disponibiliza um telefone, para que os clientes possam contactá-lo de maneira rápida e fácil.

Uma última opção é adicionar mapas móveis ao site (logicamente, do Google Maps) para os clientes internautas localizem rapidamente seu negócio ou empresa. Após tudo editado, é só clicar em próximo e partir para o terceiro passo.

 

Passo 3: Salvar site

O terceiro passo é simples: salvar seu site. Você insere um endereço de e-mail e cria sua senha, criando um registro no GoMo.

 

Passo 4: Ao vivo

O quarto e último passo é a configuração do Redirecionamento Móvel, para que a pessoa que veja seu site no celular veja o site móvel, enquanto quem o acessa de um computador comum, vê o site original.

O passo a passo é simples: Entre no seu provedor de hospedagem de sites, abra o seu site index.html arquive, e cole o código que o próprio GoMo dentro da <head> tag. Salve o arquivo index.html e seu site para telefone está pronto para ser acessado.

Encontrar um desenvolvedor

Caso você ainda não esteja contate com o site que acabou de criar, o próprio GoMo indica alguns desenvolvedores de site móvel. São eles:

 

Ginga

http://www.agenciaginga.com.br/

Contato: pedro@agenciaginga.com.br

Telefone: (11) 3875-4254

 

Google Site

http://goo.gl/jbf1w

Contato: http://goo.gl/nM7jP

 

Gotcha Mobility

http://www.gotchamobile.com.br

Contato: fdlobo@gotchamobile.com.br

Telefone: (11) 8999-5390

 

Grupo.Mobi

http://www.grupo.mobi

Contato: contato@grupo.mobi

Telefone: (11) 3894-0200

 

Mobext

http://www.mobext.com

Contato: bruno.ruffo@mobext.com

Telefone: (11) 2889-5681

 

Queen Mob

http://www.queenmob.com.br

Contato: samantha@queenmob.com.br

Telefone: (11) 7895 2898 / (11) 5059-3558

 

O que está esperando? Comece hoje mesmo a desenvolver seu site móvel!



Você também vai gostar de:

Share This