web analytics

Como escolher um dominioEscolher o domínio do seu site é algo que exige cautela e criatividade. Um domínio bem otimizado, bem como a descrição das URLs das páginas do mesmo, pode significar um bom posicionamento do seu site nos sites de buscas – como Google, Bing e Yahoo, por exemplo.

 

Como escolher domínios para o seu site?

 

Confira 5 dicas importantes a considerar na hora de escolher um domínio e criar as URLs das diferentes páginas do seu site:

 

1 – A importância das Palavras-Chave

 

Nem sempre o nome mais adequado para o seu domínio vem à mente com facilidade. Rascunhe pelo menos cinco nomes ou pequenas frases que identifiquem o seu site. Depois, escolha a opção mais adequada. Considere as palavras-chaves que definem o seu segmento. Para isso, faça uma busca no Google Adword e veja as que possuem as melhores classificações. Utilize estas palavras não apenas no domínio, mas na descrição do site, no conteúdo de uma forma geral e até na criação URLs de páginas.

 

2 – Busque  exclusividade

 

Se quiser passar credibilidade, compre um domínio próprio. O investimento é baixo e faz toda a diferença no posicionamento nas buscas orgânicas. Não se baseie em domínios já criados, apenas colocando-o no plural ou agregando algumas modificações. Um site de referência sempre é original e inovador. Se preferir, escolha um domínio oficial e adquira outros parecidos ou com extensões diferentes, que o redirecione para o domínio principal. Assim, você não perde o público que digita o seu domínio de forma errada.

 

 

3 – Escolha bem a extensão que usará

 

Um site de sucesso precisa ter a extensão adequada. Isso garante a otimização em longo prazo. Especialistas afirmam que a maioria das pessoas tende a confiar mais em domínios “.com” e domínios com o sufixo de seu país, como o nosso “.br”. É algo a se considerar na hora de escolher o seu domínio.

 

 

 

4 – Facilidade e clareza

 

É muito irritante para o visitante lembrar-se de um domínio com pouca clareza, excesso de letras difíceis e termos, de difícil digitação. Domínio é como uma marca: quanto mais fácil e original, melhor. Evite o excesso de palavras-chaves, palavras com excesso das letras q, z, x, c, e p (os especialistas garantem que estas são as piores na digitação e para a memorização), nomes muito extensos ou muito exóticos, números, hífenes e caracteres como cedilha, til e acentos. No caso dos sites institucionais, opte por destacar o nome da marca e que o domínio seja uma extensão daquilo que está no seu cartão de visitas.

 

 

5 – Evite modismos e priorize a marca

 

Com a popularização da internet no Brasil e no mundo, uma série de modismos passou a vigorar, causando estranhamento entre os visitantes dos sites. Evite os modismos, pois os buscadores não os consideram – ou têm evitado nos últimos anos. Palavras com excesso de letras ou muito clichê estão cada vez mais caindo em desuso na escolha de domínios. Talvez há alguns anos estas estratégias faziam algum efeito. Mas os critérios dos buscadores mudam e hoje é preferível evitá-las.

 

É importante entender que a escolha do domínio é essencial para o seu site. Ela pode determinar de verdade se sua empresa/ blog serão um sucesso, ou passarão despercebidos pelos seus clientes/ leitores. Agora que você já sabe o caminho para escolher domínios, veja nosso infográfico de como escolher a melhor empresa de hospedagem de sites!

 

Fora estas 5 dicas que separamos, há alguma recomendação que costuma seguir no momento da escolha de domínios?



Você também vai gostar de:

Share This