web analytics

Domínios expirados à venda - Como recuperar um domínio expirado?Quando começamos um negócio na internet, a escolha do nome do domínio é um dos processos mais demorados e que acabamos despejando mais empenho e tempo. Depois de escolhido o nome do site, feito o registro do endereço e o pagamento da assinatura, há um relaxamento em relação a este assunto. Afinal, há muitas outras coisas para se olhar em um site. E é aí que em um ano pode vir a surpresa. 

As preocupações com outros fatores de um site são tão grandes que alguns webmasters se esquecem que domínios também são pagos e devem ser renovados anualmente. Mas o que você deve fazer se, por qualquer motivo, você se esquece de renovar o seu domínio e ele expira?

A primeira coisa que acontece é o seu site sair do ar. Ou seja, o seu domínio vai ficar inacessível para os usuários. Caso você ainda queira esse domínio, é possível tentar recuperá-lo junto aos órgãos responsáveis pelos endereços dos sites. Há procedimentos diferentes se o seu domínio é internacional (sem o “.br”) ou se foi registrado no Brasil (finais .br)

 

Ok. Mas como recuperar um domínio expirado?

 

Como recuperar um domínio internacional que expirou

Se você tem um site com final “.com”, “.org” ou “.net”, é possível recuperar o seu domínio em até 45 dias após a expiração do prazo do registro. A recuperação pode ser feita mediante uma “multa” que pode variar de acordo com a empresa que você fez o registro. Caso passe esse prazo de 45 dias, o domínio entra em uma “quarentena” e só poderá ser registrado após um ano. Caso você ainda queira fazer o registro desse domínio, terá que enfrentar a concorrência de todos os outros interessados. 

 

Como recuperar um domínio “.br” que expirou

No caso do seu domínio ter sido registrado via registro.br, você deve fazer login no site do órgão e requerer um novo boleto de pagamento. Ao fazer o pagamento da renovação anual, o seu domínio voltará ao ar. Você tem alguns meses (3 ou 4) para fazer a recuperação deste domínio. Caso o seu domínio não seja recuperado neste período, ele entra em uma lista de liberação. Aí se o seu domínio for bom, vai ser difícil recuperá-lo.  

 

Comprando domínios expirados

Olhando o outro lado da moeda, veja também os benefícios de comprar um domínio já existente, ou seja, aqueles domínios valiosos que foram esquecidos por alguém, ou simplesmente deixados de lado, e se vale a pena pagar por eles.

 

Coisas para ficar atento em relação ao registro de domínios

Para evitar dores de cabeça, o ideal é não deixar o prazo do domínio expirar. Há três coisas para ficar atento em relação a domínios web: 

  1. Fique ligado com o boleto de cobrança. O boleto pode ser um aviso que o prazo de renovação está próximo. 
  2. Cuidado com o contrato da empresa de hospedagem de sites. Algumas empresas fazem o “registro gratuito”, mas ficam com os direitos sobre o nome do site. Aí se você trocar de empresa de hospedagem, perde o direito pelo domínio.  
  3. Há a opção de deixar o registro em débito automático de conta. Com ele, vai ser difícil perder esse prazo. Se você tem um domínio valioso, com certeza essa é a melhor opção!

 



Você também vai gostar de:

Share This