web analytics

O tema segurança de sites é recorrente aqui no Dicas de Hospedagem. Também pudera, ataques a uma página ou ao servidor são um dos maiores pesadelos de um webmaster. Sofrer uma invasão de hackers é o equivalente a ter todo o serviço, que custou tanto esforço, perdido. E o pior de tudo é que a segurança de um site parece ser uma tarefa quase impossível, já que são muitas variáveis que definem a proteção dos seus dados. 

Apesar de ser impossível garantir 100% de segurança em uma página (lembre que até grandes corporações e sites já sofreram ataques de vazamentos de dados como, por exemplo, no caso de vazamento de dados da Sony, invasão dos sites governamentais brasileiros ou dos bancos brasileiros), há algumas dicas que podem garantir pelo menos um sono mais tranquilo para quem ganha dinheiro com sites. Vamos às elas: 

 Como proteger seu site de ameaças de segurança

Quatro coisas a se atentar na hora de proteger o seu site na internet

 

     1 – Fique atento com scripts e aplicações web

A primeira coisa que os hackers olham em seu site são as vulnerabilidades. Afinal, precisam de uma porta de entrada para realizar os ataques, não é verdade? Normalmente scripts e aplicações são alvos mais fáceis. Por isso, se você usar scripts de terceiros (como, por exemplo, um widget com visitantes ao seu site), tenha certeza de que eles estão atualizados. Via de regra, é possível encontrar orientações de segurança nos sites oficiais dos projetos. 

 

   Backup Time Machine  2 – Faça backup sempre

O backup de dados de um site é questão de segurança máxima. Toda vez que você faz backup no seu site, você adiciona uma camada de proteção a problemas de segurança como erros de usuário, ataques ou falhas de hardware. Falamos isso porque se ocorrer algum problema, seus dados estão seguros. Por isso, faça backup regularmente dos seus dados e salve-os em uma área externa ao site (no seu computador ou em mídias removíveis). 

 

   Proteção PC  3 – Proteja o seu computador também

Parece óbvio, mas muitas pessoas falham nisso. Alguns administradores de sites acabam colocando mil opções de segurança dentro do site, mas usam um computador vulnerável na hora de acessar o servidor. Fique atento a segurança do seu computador. Tenha sempre softwares atualizados e bem protegidos. O ideal seria você só acessar o servidor de um computador exclusivo para isso. Uma dica: sistemas Linux são mais seguros para essas tarefas. 

 

     4 – Fique de olho nos códigos fonte do seu site

Assim como scripts de terceiros podem ser vulneráveis, você pode ter alguma falha de segurança dentro do seu site. Se você é desenvolvedor e criou algumas aplicações para o seu site, fique de olho em possíveis vulnerabilidades delas. Algum código mal fechado, por exemplo, pode ser uma janela para ataques. Se você não entende do assunto, vale a pena procurar alguém que entenda. Essas tarefas podem te dar certo esforço, mas serão compensadoras. 



Você também vai gostar de:

Share This