web analytics

O nome é quase impossível de ser pronunciado (segundo o Google Translate, Tumblr se fala “tambou”), mas com certeza você já viu alguém que tem um site nesta plataforma. Hoje, o Dicas de Hospedagem vai explicar o que é Tumblr e quais são os passos que você tem de seguir para criar um blog rapidamente nesta plataforma.

O que é Tumblr

O próprio serviço se define como um intermédio entre microblog e plataforma de blog. Ao mesmo tempo em que você trabalha no sistema de seguir as atualizações de outros blogs, tem um pouco mais de espaço para trabalhar as postagens do que os 140 caracteres do Twitter. Também é possível fazer a postagem de imagens, vídeos, links e áudios no Tumblr. Todas as páginas criadas no serviço tem o domínio .tumblr.com. Isto de início, porque é possível registrar um domínio e utilizar o Tumblr como CMS. 

Outra peculiaridade das páginas criadas no Tumblr é que elas podem ser visitadas sem o usuário ter feito login no serviço. Além disso, elas são indexadas pelos mecanismos de busca do Google. Isto não acontecia, por exemplo, com as páginas de perfil do Orkut. Com isso, é possível trabalhar com uma página no Tumblr para que ela receba visitas não só de quem faz parte da sua rede social como também para pessoas que têm interesse no assunto do qual você está falando. 

Há algumas diferenças entre blogs do Tumblr e de outros serviços como o Blogger e o WordPress. Enquanto nestes dois últimos, os textos acabaram (com o passar do tempo e em sua maioria) adquirindo um caráter menos personalista e se assemelhando a conteúdos de blogs informativos, o Tumblr mantém um pouco das origens do blog como diário pessoal. Dificilmente se encontra algum blog informativo nesta plataforma. 

Números do Tumblr

 O serviço foi criado em setembro de 2007 e nestes 4 anos de existência conta com cerca de 35 milhões de blogs cadastrados e 13 bilhões de posts publicados. Se você também quer entrar na rede, saiba como criar um blog no Tumblr.

Como criar um blog no Tumblr

 Quem já criou uma conta em outras redes sociais como o Twitter e o Facebook não terá problemas em criar um conta no Tumblr. Você só tem de acessar a página do serviço (http://www.tumblr.com/) e vai se deparar com um espaço para login. Aí você coloca e-mail, senha e cria um endereço para o seu blog (sempre com o final  .tumblr.com) e pode sair postando. Por enquanto, o serviço está disponível apenas em inglês, mas é questão de tempo para ser disponibilizado em português. 

Justamente por tentarem ser inovadores, alguns sites são difíceis de serem classificados. O Tumblr é um exemplo deste tipo de serviço na web. E Se você trabalha com internet ou gosta de blogar sobre a sua vida vale a pena apostar neste mix de rede social com blog. 



Você também vai gostar de:

Share This