web analytics

Você pode ver em muitos dos artigos do Dicas de Hospedagem que um novo conceito tem tomado conta do modelo de armazenamento de dados. Trata-se do Cloud Computing, também chamado de hospedagem em nuvem. Mas você sabe quais são as reais diferenças que você iria sentir ao migrar o seu site do atual sistema de hospedagem compartilhada para o sistema de hospedagem em nuvem? Se não sabe, irá saber agora neste artigo.

Antes de tudo, vamos explicar do que se tratam os dois tipos de hospedagem (para o caso de você ainda não saber): enquanto a hospedagem compartilhada utiliza um sistema de armazenamento de um espaço físico para guardar os seus dados (provavelmente um rack em um servidor dentro de um datacenter), o sistema em nuvem utiliza a internet para guardar os dados. O termo nuvem se refere justamente à hospedagem na rede. Você pode ver mais sobre o cloud computing neste artigo do DdH.

O sistema em nuvem ainda está engatinhando e tem conquistado grandes avanços e alguns recuos. O sistema parece que vai continuar estável neste ano (como você pode ver aqui neste artigo), principalmente por causa de problemas em redes como a da Playtation Network (veja o que aconteceu aqui). Mesmo assim, os analistas acreditam que o sistema pode acabar sendo o que predominará em relação a armazenamento de dados. Isto inclui a hospedagem de sites.

Mas é vantagem passar do modelo de hospedagem compartilhada para o de hospedagem em nuvem no momento? A resposta não é clara, mas pende para o não. A maior desvantagem para quem trabalha com hospedagem em nuvem (fora a questão da segurança colocada em cheque agora com os problemas no cloud computing) é a questão dos custos dos serviços no Brasil. Os preços são proibitivos, principalmente para quem não tem muitos dados para armazenar.

Porém, com o passar do tempo a questão do preço entre os dois tipos de serviços tendem a ficar pelo menos mais equilibradas. Até porque o sistema de dados guardados na nuvem tende a se tornar uma grande economia de hardware para as empresas de hospedagem de sites e isto deve (ou deverá) fazer diferença nos preços. Outro fator que deve abaixar os preços do sistema em nuvem é a concorrência. Poucas empresas de hospedagem oferecem o serviço (veja em nosso ranking), mas isto tende a mudar.

A qualidade dos serviços em nuvem também é indiscutivelmente melhor do que no sistema de hospedagem compartilhada. Este novo tipo de sistema tende a oferecer muito mais disponibilidade, já que não precisará depender de um item de hardware para se manter disponível. Segurança era outra vantagem que o novo sistema apresentava, mas depois dos últimos problemas foi criada uma interrogação. Bem, as cartas estão na mesa. Cabe a você saber qual é o sistema que mais se encaixa ao seu site.



Você também vai gostar de:

Share This