web analytics

Não é segredo que o mercado consumidor brasileiro tem passado por profundas mudanças nos últimos anos. Além do advento de produtos até então desconhecidos pelos que possuem o poder de compra, temos hoje em dia uma classe detentora das rédeas do mercado que há alguns anos não influenciavam os rumos de nossa economia. Estes fatos trazem a tona uma questão que define por si só as estratégias de propaganda: como divulgar sua marca e torná-la atrativa para um mercado que se renova dia após dia? Para nosso nicho de mercado, hospedagem de sites, as dicas que comentaremos a seguir valem principalmente para donos de e-commerce e revendedores de hospedagem.

 

 

Definir o Público-Alvo e suas necessidades é vital

 

Alcançar seu público-alvoPrimeiramente, é necessário entender as necessidades de seu cliente, o que dá à pesquisa de mercado caráter obrigatório. Tendo-a como parte essencial do planejamento inicial de seu negócio, as chances de um retorno satisfatório em seus investimentos aumentam exponencialmente. As pesquisas de mercado podem definir também as estratégias de agregação de valor a um produto, visando sempre atender aquilo que o cliente procura. Exemplificando de maneira simples e objetiva: se vendemos uma pipoca a um preço x, adicionar caramelo a ela elevaria o preço a x+10, o que refletiria num aumento no lucro de seu negócio, considerando sempre a análise minuciosa da relação custo-benefício. Mas é isso que o cliente busca? E se a adição do caramelo, um diferencial e talvez até uma iniciativa inovadora, obrigasse os consumidores a buscar outra marca?

 

 

Concorrência: Como ela pode ajudar a sua empresa a crescer?

Conhecer a concorrência representa outro fator importante. Além de compreender o público alvo, é vital Como ser melhor que o Concorrenteidentificar como as empresas do segmento encaram as demandas do mercado. Quais são os serviços oferecidos? Esses serviços diferem da proposta inicial de sua empresa? Como analisar as diferenças entre as empresas de modo que elas colaborem para o fortalecimento de sua marca e tragam consigo crescimento e inovação?

Dica de leitura: O Instituto PHD – Empresa especializada em pesquisas de mercado, possui um blog corporativo que esporadicamente levanta temas relacionados ao assunto. Vale a pena entender um pouco mais sobre pesquisas de mercado, satisfação e análise de concorrência.

 

 

Tenha a internet como aliada! 

 

Por fim, deve-se considerar os benefícios da Internet em seu negócio, utilizada por mais de 92 milhões de brasileiros segundo pesquisa feita pelo Ibope em dezembro de 2012. Mas não basta apenas conhecer as propriedades desse meio cada vez mais difundido. O diferencial é saber integrá-lo à sua empresa e utilizá-lo de maneira proveitosa. Além de criar um hotsite com as informações relacionadas à sua marca e os produtos e serviços oferecidos, é possível também utilizar esse espaço como um ambiente de compra e venda através do e-commerce, área dedicada a suporte ou ainda um canal alternativo de atendimento ao público. Não deixe de ler nosso artigo sobre como ter um site de sucesso!

Temos também as redes sociais, constantemente utilizadas por empresas de pequeno, médio e grande porte, como um canal mais íntimo para interação com os clientes já fidelizados e potenciais clientes. Aqui, é possível compartilhar conteúdos, postar novidades e até mesmo utilizar o espaço para promoções, concursos culturais, dentre outros. Antes de passar para o próximo ponto, convidamos você a ler um pouco sobre o Facebook e como utilizá-lo como ferramenta de marketing.

 

 

Seu site e a hospedagem

 

Ainda referente à Internet, um ponto crucial a ser levantado é a hospedagem, que tem relação direta com a função do website e como ele deve atingir o público alvo. Neste caso, além da questão da qualidade que envolve o produto oferecido, os serviços de atendimento (tanto no pré como no pós venda) e a marca em si, é necessário atentar-se com o conteúdo disponível para os usuários que acessarão o website. Qual gama de clientes aliará o virtual na hora de escolher sua empresa? Este fator definirá os rumos de seu negócio? É possível concluir que a própria Internet relaciona-se com a pesquisa de mercado e representa por si só um ponto chave no planejamento de sua empresa. Temos publicado um artigo interessante onde falamos sobre os tipos de hospedagem para seu site e mais recentemente, como escolher a melhor empresa de hospedagem de sites. Sua leitura será bem proveitosa para aqueles que buscam mais informações sobre os serviços oferecidos pelas empresas de hospedagem.

 

Enfim, as pesquisas de mercado são a ferramenta apropriada para compreender o mercado antes de se inserir nele e, posteriormente, minimizar os sempre presentes riscos, evitando que eles afetem seu negócio de maneira negativa a ponto de determinar seu fim.

 



Você também vai gostar de:

Share This