web analytics

Como escolher a melhor empresa de hospedagem de sites?

Quem acompanha com frequência o Dicas de Hospedagem certamente já tem um bom embasamento sobre os critérios para saber como escolher os melhores serviços de hospedagem de sites, tanto nacionais, quanto internacionais.  

No artigo de hoje, resolvemos facilitar a vida de quem é novato no assunto, e pretende iniciar qualquer tipo de empreendimento web, seja o site de sua pequena empresa, um novo blog ou até mesmo o início de um negócio de revendas de hospedagem. Se você se enquadrar em quaisquer dessas categorias, no fim deste texto você estará pronto para o pontapé inicial: como escolher a melhor empresa de hospedagem de sites?

 

Qual tipo de hospedagem devo escolher? Qual o mais adequado pra mim?

 

Essa deve ser obrigatoriamente a primeira pergunta que você deve se fazer para entender como escolher a melhor hospedagem de sites. Quais são suas necessidades?

Seu site será apenas um pequeno hotsite, cartão de visitas, ou um grande e complexo e-commerce? Você hospedará um site corporativo, ou pretende criar um pequeno blog para discussão entre amigos? Antes de responder às questões, vamos conhecer as 3 principais possibilidades de tipos de hospedagens de sites que existem no mercado:

 

Como escolher a melhor hospedagem de sites?

1 – Hospedagem Gratuita

 

Obviamente, a grande vantagem desse tipo de hospedagem é que você não desembolsa nada pra hospedar seu site. Porém, caso tenha como objetivo fazer seu blog crescer, ser amplamente visitado e ganhar autoridade no assunto que está abordando, certamente esse não é o caminho. Desvantagens que pesam bastante são os anúncios invasivos e a impossibilidade de criar um nome de domínio “único”.

Não precisamos nem comentar que esse tipo de hospedagem deve ser totalmente descartada para sites corporativos, né?

2 – Hospedagem Compartilhada

 

Hospedagem Compartilhada é um excelente ponto de partida pra quem está iniciando um site ou blog, tanto corporativo quanto pessoal.  Esse tipo de hospedagem costuma ser bem acessível financeiramente, e é indicada para usuários que têm poucos visitantes mensais, e trabalham com uma base de dados pequena. Portanto, se você é iniciante, essa é certamente a melhor hospedagem de sites que você pode escolher!

3 – Hospedagem Dedicada

 

Indicamos serviços de hospedagem dedicada pra quem já possui algum tipo de hospedagem compartilhada, e está crescendo bastante em tráfego de dados e visitantes. Nesse serviço, seu site terá um servidor exclusivo dentro do datacenter da empresa contratada. Você não precisará dividir espaço com outros sites, e muito menos eventuais problemas alheios. Mas, é claro, tudo tem um preço.

4 – Outros tipos de Hospedagem

 

Apresentamos os 3 serviços básicos que existem no mercado. Se você já entende bastante do assunto, e deseja algo mais específico, consulte o Diretório Nacional das Empresas de Hospedagem de Sites, do DdH. Você encontrará os principais players e serviços oferecidos no mercado, com planos e preços.

 

E quais são os fatores que devo analisar na hospedagem antes de contratar?

 

Como escolher o melhor serviço de hospedagem de sites

A partir do momento que você já escolheu em qual categoria de hospedagem seu futuro (ou atual) site maisse encaixa, chegou a hora de avaliar alguns quesitos básicos dos serviços das empresas de hospedagem de sites, para ajudar na sua análise e escolha. Separamos aqui os principais, que não podem ser deixados de lado em hipótese alguma. São eles:

 

  • Velocidade – Esse fator é essencial, principalmente em termos de SEO. Sabemos que, como o Google trabalha seu algoritmo de indexação focando na experiência do usuário, uns dos fatores de punição é a demora para carregar um determinado site.

  • Uptime – Você provavelmente já visitou um site, e não o conseguiu acessar. Checou se digitou o endereço corretamente, verificou sua internet, e tudo estava ok. Bom, provavelmente o site estava passando por problemas de downtime. Isso é péssimo pra qualquer blog ou site corporativo, ainda mais se você depende dele pra efetuar vendas. O uptime é considerado bom, quando declarado próximo à 99%. Ao escolher sua empresa de hospedagem, olhe esse fator com bastante cuidado!

  • Espaço em disco – Esse fator varia bastante conforme sua real necessidade. Caso seu site seja apenas um “cartão de visita”, muito espaço em disco não é essencial. Porém se você pretende hospedar muito conteúdo, vídeos, fotos e coisas pesadas, quanto mais espaço em disco, melhor! Apenas tome cuidado quando as empresas dizem oferecer espaço em disco ilimitado!

  • Qualidade do suporte – Esse fator é um dos mais importantes, e deve ser bem analisado no momento de escolha da melhor empresa de hospedagem. É claro que nenhum serviço é infalível e está imune a falhas, mas se a empresa de hospedagem de sites oferecer um suporte eficaz, tudo pode ser resolvido com mais rapidez, ainda mais se você for novato na área.

  • Preço – Lembre-se da máxima “você paga pelo que tem”. Não basta selecionar 10 empresas de hospedagem, ordená-las por ordem de preço e escolher a mais barata. Nosso principal ponto de atenção aqui é a prática promocional de algumas empresas: há planos mensais, trimestrais, semestrais, anuais, bianuais, etc. Quanto maior o tempo de contrato, maior o desconto, portanto, se você estiver simplesmente migrando de hospedagem de sites ou estiver criando um site com grande potencial e tiver a certeza de continuar com ele por um bom tempo, certamente vale a pena pagar por um contrato mais longo. 

  • Diferenciais – Tudo o que não citamos como serviços essenciais pode ser considerado um diferencial. Número de domínios, contas de e-mail, suporte personalizado, instalador de aplicativos, construtor de sites, etc. Se a empresa quiser ser competitiva no mercado, há muitos diferenciais que podem oferecer para que você se torne um cliente fiel. No nosso Diretório, todas as empresas têm espaço para, além do feijão-com-arroz, apresentarem seus verdadeiros diferenciais!

  • Background – Ao pesquisar por serviços de host, você provavelmente ficará em dúvida entre 2 ou 3 principais serviços, que praticamente empatam em todos os fatores que levantamos aqui. A saída é apelar para o histórico da empresa, tempo de mercado. Uma boa dica é acessar o Reclame Aqui e buscar pelo nome da empresa de interesse (tome cuidado e seja criterioso, pois sabemos que tem muita gente por aí que reclama sem razão). Outro caminho para conhecer melhor sua empresa, é relembrar da nossa série especial sobre a história das empresas de hospedagem de sites!

 

Pronto! Com esses conhecimentos você certamente está embasado para pesquisar, analisar e entender como escolher a melhor empresa de hospedagem de sites!

Esquecemos de algum detalhe? Fique a vontade para nos lembrar nos comentários abaixo!



Você também vai gostar de:

Share This