web analytics

Escolher a empresa de hospedagem não é o único desafio na hora de iniciar um site. Dentro de uma mesma empresa há diversos tipos de planos. É importante aprender quais são os principais tipos de hospedagem para ver qual é o que mais se encaixa no seu projeto e orçamento. Para lhe ajudar, o Dicas de hospedagem vai mostrar quais são os principais tipos de hospedagem que existem e mostrar os pró e contras de cada uma dessas categorias de serviços. 

 

Hospedagem Gratuita

Hospedagem Gratuita

Este tipo de hospedagem tem como (óbvia) principal vantagem não ter um valor a ser pago (todos os outros serviços a seguir são pagos). Por outro lado, dificilmente você vai poder dar um nome profissional ao seu site (hospedagem gratuita pode ser feita em blogs como Blogger ou WordPress). Muitas vezes, o serviço vai contar com publicidade invasiva e podem (normalmente contam) com problemas de segurança ou mesmo de disponibilidade. Empresas que oferecem hospedagem gratuita tendem a sair do ar por não conseguir se sustentar.  

Leia mais sobre hospedagem gratuita!

 

Hospedagem Compartilhada

 

É o tipo de hospedagem mais utilizado. O principal atrativo da hospedagem compartilhada é o preço. Para quem está iniciando um site e ainda não tem muito tráfego, é o plano ideal. Infinitamente melhor do que os planos oferecidos gratuitamente, a hospedagem compartilhada custa entre 10 e 30 reais por mês, dependendo da empresa de hospedagem. Esteja bem ciente que este tipo de plano é ótimo para quem está começando. Se você está em dúvida, veja também como funciona a Hospedagem VPS.

 

Hosting Dedicado

Para quem tem mais ambições com o site (entenda ambições por desejo de rentabilizar), o servidor dedicado é o ideal. A principal diferença com o item anterior é que você tem um servidor só para você, enquanto na hospedagem compartilhada você divide o servidor com sites vizinhos (nem sempre convenientes). Os custos são mais altos, mas por outro lado você tem muito mais recursos com esse tipo de plano. 

É possível ver as diferenças entre hospedagem compartilhada e hosting dedicado neste link

 

Hospedagem em nuvem

Cloud computingDaqui a alguns tempos, alguns analistas acreditam que a hospedagem em nuvem vai prevalecer. Por enquanto, o cloud computing só tem atingido empresas realmente muito grandes e que tem de hospedar grandes quantidades de arquivos. O preço alto ainda é proibitivo, apesar de nos últimos tempos estar caindo. Além do preço, a segurança ainda causa suspeitas. Como grandes vantagens estão a disponibilidade e escalabilidade. Um site hospedado na nuvem dificilmente sai do ar. Hospedar na nuvem não é recomendável (por enquanto) para quem está começando. 

Relembre mais alguns aspectos da hospedagem na nuvem

 

Só recapitulando

Se você está começando em um site pequeno, o ideal é contratar um plano de hospedagem compartilhada. Se tem um projeto mais ambicioso, o ideal é conseguir um servidor dedicado. Hospedagem na nuvem é recomendado apenas para grandes empresas e hospedagem gratuitas não são recomendadas at all!! A não ser que você esteja fazendo apenas algum teste para seus projetos, ou um simples hobby sem muita ambição =D  

 



Você também vai gostar de:

Share This