web analytics

Um dos assuntos mais falados em relação a armazenamento de dados é com certeza o cloud computing ou computação em nuvem (veja o que é cloud computing). Alguns tratam esta forma de banco de dados como uma tendência no mundo do TI. Porém, ainda há algumas controvérsias. Tanto que outro dia, o Dicas de Hospedagem mostrou que a tendência não é crescer tanto assim. Um dos motivos pode ser as inúmeras lendas criadas em relação a atividade. Hoje nós vamos mostrar algumas delas para você.

Entre as vantagens que foram apresentadas em relação ao modelo de cloud computing está a diminuição da complexidade dos dados, a economia com equipamento de hardware e que se trata de um modelo flexível. Por outro lado, há mitos que ainda fazem alguns usuários terem medo da computação em nuvem: que é insegura, é simples demais, que não é utilizado por sistemas centrais e que tem custo menor. Vamos desmitificar cada um destes elementos agora:

O sistema de computação em nuvem não é seguro: A primeira sensação que se tem ao se falar de um sistema que foge ao controle dos usuários é que há muitos riscos. Afinal, trata-se de dados guardados na “nuvem” da internet e bem longe fisicamente das pessoas que estão cuidando deles. Mas não é bem assim. Apesar desta sensação de insegurança, o cloud computing é tão ou mais seguro do que o sistema tradicional de banco de dados. O que é preciso é sempre testar e revisar se está tudo ok.

O cloud computing é um sistema simples e rápido: Uma das maiores vantagens apresentadas em relação a computação em nuvem é que se trata de um sistema que apresenta simplicidade e rapidez. Porém, na prática se vê que é tão complexo como o sistema tradicional. Exige cuidado e principalmente conhecimento necessário para conseguir mexer. Só a transferência de sistemas (do atual para a nuvem) já exige um trabalho. Por isso, não ache que é tão mais simples assim.

Só pode ser usado em sistemas que não são centrais: Este é outro fator que causa desconfiança em relação ao cloud computing. Devido a “simplicidade” e “insegurança” atribuídas ao modelo, muitos acreditam que não podem ser usado em sistemas centrais de informação. Não é verdade. Apesar de que poucas empresas armazenam os dados na nuvem por enquanto. Mas devemos esperar para ver as tendências futuras.

O modelo é sempre o mais barato: A redução de custos em hardware ocasionada pelo Cloud Computing dá a impressão de que o modelo é mais barato. Não deixa de ser mentira. Mas por enquanto só está valendo para grandes corporações. O preço proibitivo da hospedagem em nuvem tem espantado os usuários. Não dá para saber qual sistema é o mais barato. Por isso, deve-se avaliar caso a caso e aí sim ver qual modelo de banco de dados é melhor. Pelo menos por enquanto.



Você também vai gostar de:

Share This