web analytics

Já falamos muito sobre como ter um blog de sucesso. Desde escolher a melhor hospedagem de sites até construir uma comunidade, o processo de desenvolvimento de seu blog pode ser trabalhoso e, muitas vezes, deixamos de dar a devida atenção para questões básicas, como o domínio.

Sim, o domínio! Também já comentamos por aqui sobre quanto vale pagar por um nome de domínio, quando for premium. A url de seu site diz muito sobre ele e, num primeiro momento, pode colaborar ou prejudicar o crescimento do mesmo. Não acha isso possível? Pois bem, vamos falar agora sobre seis erros relacionados a domínios que você pode estar cometendo, seguidos das devidas resoluções. Você vai ver que fatores simples podem representar obstáculos que impedem o desenvolvimento de seu blog.

Vamos lá?

Principais erros ao escolher nomes de domínios

 

Não usar seu nome no domínio

 

Já explicamos que o WordPress é a melhor plataforma para blogs disponível atualmente, e compartilhamos os melhores plug-ins para formulários de contato, que colaboram diretamente na interação entre webmaster e público. Um dos diversos benefícios do WordPress é a possibilidade de optar por um domínio que se adeque satisfatoriamente as suas necessidades.

O ponto crucial aqui é a nomeação do domínio. Quando você relaciona-o diretamente a si, mostra aos leitores que leva o blog a sério e está disposto a associá-lo à sua pessoa, revelando credibilidade. Além disso, possibilita a criação de um e-mail com a mesma marca e ajuda a dar um boost em SEO, já que sua marca e seu blog serão um só.

 

 

Utilizar um domínio regional

 

Quando nos referimos a domínio regional, falamos sobre o .br, o .jp. o .au e diversos outros que finalizam o nome do domínio. Inicialmente, a ideia de possuir um domínio regional é interessante, pois seu blog aparecerá com mais facilidade nos resultados das buscas dos usuários que residem no mesmo país que você. 

Entretanto, quantas pessoas no mundo estão fazendo pesquisas na Internet? Quantos usuários usam as ferramentas de busca para encontrar sites com conteúdo completo, inovador e único? Mesmo que você siga nossas dicas e seu blog adquira a qualidade necessária para reunir seguidores, ao utilizar um registro regional, deixa de competir com sites registrados apenas com .com, já que eles aparecerão nos resultados dos usuários do mundo todo, enquanto seu blog surgirá na tela de um nicho reduzido. É claro que, se você tiver um site/blog que comercialize produtos apenas em um determinado local, ou que seu assunto seja sensível à regiões, domínios regionais são uma boa pedida!

 

 

Não utilizar um domínio .com

 

Dependendo do assunto que abordamos em um blog, pode parecer mais apropriado o uso de outros domínios, como .org e .net. Entretanto, como já exploramos acima, o domínio .com atinge um número maior de usuários que utilizam os sites de busca para fazerem pesquisas. Logo, outros domínios podem tornar a localização de seu blog ainda mais difícil. Se você pretende ganhar dinheiro com seu blog, opte sempre pelo .com!

 

 

Conflito de marcas

 

Já falamos anteriormente sobre a importância de ter um site pessoal. Além de se autopromover e proteger o conteúdo produzido por você, o site pessoal fornece o espaço necessário para postar sobre qualquer assunto. Essa sensação de liberdade pode ser interessante, pois podemos testar diversos tipos de postagem, com abordagens e assuntos variados. É possível até medir quais assuntos repercutem mais em seu blog e, com isso, determinar as diretrizes do mesmo.

Entretanto, a possibilidade de se perder entre tantos assuntos é muito grande. Nossos interesses são diversos e, muitas vezes, estamos dispostos a abordar assuntos que dizem respeito a áreas diferentes e sem quaisquer relações umas com as outras. Imagine o dano que isso pode causar à identidade de seu blog? Os leitores assíduos não saberão se a próxima postagem falará sobre a vitória do São Paulo, sobre o lançamento da nova tecnologia da HP ou até sobre o novo filme do Quentin Tarantino.

Quando for tomado pela necessidade de abordar assuntos muito diferentes, é recomendada a criação de mais de um blog – mas, antes, determine qual dos blogs será aquele em que você investirá mais. Provavelmente, o retorno partirá do blog que você escolher como primordial!

 

 

Não adquirir o domínio antecipadamente

 

Quando decidir que quer investir num blog, não hesite e compre rapidamente o domínio que desejar! Hoje, o fundador do famoso ProBlogger, Darren Rowse, se arrepende por não possuir o domínio .com. “Alguém já havia registrado o domínio ProBlogger.com (eles estavam originalmente desenvolvendo uma ferramenta para blogs) então eu adquiri o domínio ProBlogger.net.”

O blog possui o domínio .net até hoje e, apesar de todo o sucesso em torno do mesmo, Rowse revela que tentou comprar o domínio .com, mas não conseguiu. “Logo, o valor exigido (pelo domínio) aumentava cada vez mais (principalmente porque o antigo dono percebeu minha demanda para o sucesso e que o nome ProBlogger tornou-se usual para definir pessoas que ganhavam dinheiro com blogs). (…) Eu sabia que, antes de pararem no ProBlogger.net, os usuários passariam pelo domínio ProBlogger.com procurando por mim”.

Esse ponto complementa os dois fatores expostos acima. Além de ser muito mais comercial, o domínio .com é o mais comum e o primeiro a ser acessado pelos usuários. É muito estranho imaginar um site que é referência em seu segmento possuir um domínio que não seja .com.

A lição aqui é: se você pretende investir em sua marca, antecipe-se e compre o domínio para o blog o mais rápido possível.

 

 

Uso de hífens

 

O uso do hífen prejudica a localização de seu blog nos mecanismos de busca tanto quanto um domínio .net ou .org. Na realidade, qualquer sinal utilizado ao nomear o domínio dificultará não só o SEO, como também naqueles momentos em que o boca a boca acontece. É muito mais fácil falar que nosso site é o www.dicasdehospedagem.com do que o www.dicas-de-hospedagem.com (e note que nós aprendemos a lição e utilizamos o domínio .com assim que notamos a importância que o Dicas de Hospedagem teria). ;)

Vê como podemos errar em pontos básicos? Você percebe que o desenvolvimento de seu blog ou site pode ser ou já é atrapalhado por um dos fatores explorados nessa publicação? Pense em facilitar a busca de seus usuários e note como o nome do domínio pode influenciar nisso. A resolução que terá a partir daí pode definir não só a nomeação do domínio como também os rumos de seu blog.

Já passou por alguma experiência frustrante por causa de domínios? Convidamos todos a compartilharem-nas nos comentários! 

 



Você também vai gostar de:

Share This