web analytics

Todas as pessoas que fizeram pesquisas para ver qual é a melhor empresa de hospedagem de sites já se depararam com o anúncio de empresas que oferecem hospedagem de largura de banda ilimitada em algum plano. Nestas campanhas de marketing é prometido o suporte para um número infinito de acessos e de páginas dentro do site. Mas será que é verdade? É o que o Dicas de Hospedagem vai explicar hoje.

Hospedagem Ilimitada!!!

Se você ainda não fez o teste para ver se as empresas realmente oferecem hospedagem ilimitada de sites, preste atenção nos anúncios do Google que envolvem este nicho de negócio. Provavelmente o termo hospedagem ilimitada vai aparecer na propaganda. Só tem um problema, o que é prometido nestas campanhas de marketing é impossível (por enquanto) de ser cumprido. 

 

Todos os dados de sites e clientes de webhosts são armazenados em um local físico (não se esqueça que não estamos falando da tecnologia da hospedagem em nuvem e sim de hospedagem em servidores). Estes dados ficam em racks com capacidade de armazenar um espaço X de memória. Isso sem contar na limitação dos cabos que transmitem esta informação. Se a hospedagem de todos os sites fosse ilimitada, seria preciso um espaço físico ilimitado para hospedar estes sites. 

 

Esta “propaganda enganosa” que é feita pelas empresas de hospedagem de sites acontece porque a grande maioria dos sites que utilizam estes serviços não chega nem perto de “estourar” este limite de banda dos sites. Juntando isto a grande concorrência dentro do ramo de atuação, oferecer hospedagem ilimitada virou uma estratégia para as empresas conseguirem mais clientes. 

 

O grande problema nisso é que na hora de fazer uma pesquisa sobre a real capacidade de armazenamento de dados de uma empresa de hospedagem fica difícil fazer um comparativo, uma vez que todas as empresas prometem “hospedagem ilimitada”. Imagine a seguinte situação: você contrata um plano acreditando que ele é ilimitado. Inesperadamente seu site “bomba” de visitas e sai do ar. Aí a empresa vem falar que você estourou o limite de banda. Muitas pessoas que contrataram “hospedagem sem limites” já passaram por isso. 

 

Mas o que fazer na hora da pesquisar?

 

O melhor a se fazer é levar em conta a capacidade de largura de banda e armazenamento de memória para saber o valor exato do limite da hospedagem. Entre em contato com a empresa de hospedagem e pergunte qual é o limite dos planos. Se a resposta for ilimitada, fale para o seu atendente que você sabe que é impossível e pergunte novamente. A partir dos dados dos limites, você pode realmente saber qual plano que tem a menor chance de te deixar na mão. 

 

Detalhe: Em 2010, fizemos duas postagens falando sobre esta questão. No primeiro post foi explicado quais são as condições que não permitem um plano de hospedagem de sites ilimitada e no segundo post foi explicado porque as empresas ainda falam que há hospedagem ilimitada. Vale a pena visitar e ler mais sobre “hospedagem ilimitada”.  



Você também vai gostar de:

Share This