web analytics

Na semana anterior, o Dicas de Hospedagem mostrou o que deve ser feito quando um domínio expira. O texto disse que é possível recuperar um domínio mesmo que ele esteja fora do prazo de renovação (claro que há regras para isso). Porém, há de se tomar um cuidado: você corre o risco de ter o domínio roubado neste período em que não renovou. Este é apenas um dos modos que é feito o Domain Hijacking (o roubo de domínio). 

É isso mesmo. Se você tem um domínio valioso (entenda-se domínio valioso como aquele com palavras-chave importantes – veja aqui como escolher um bom domínio!), é bom ficar atento. Podem existir muitas pessoas de olho nele. Essas pessoas vão esperar o primeiro vacilo para pegar o seu domínio e registrar. 

 

Acontece da seguinte forma

Roubo de Domínio - Domain HijackingExistem alguns softwares que vasculham quais são os domínios que expiraram sem o pagamento da renovação. Se acontecer o caso de você se esquecer de fazer a renovação do domínio e este software encontrar o domínio, o “ladrão” vai registrá-lo antes de você fazer a renovação. Esta prática não é ilegal, mas os órgãos de registro como o ICANN e o Registro.br tomam algumas medidas para evitá-la. Uma delas é dar um prazo de carência para as pessoas renovarem um registro e deixar os domínios em um período de quarentena. 

Também existem outras formas dos domínios serem roubados. E essas sim, são totalmente ilegais e normalmente mais perigosas. Uma delas é fazer a troca titularidade de um domínio com o uso dos seus dados digitais. Ou seja, o sujeito obtém acesso ao seu login e senha no site de registro e aos seus dados pessoais para fazer a troca de titularidade do domínio. 

Há formas de recuperar um domínio roubado, mas vão te dar dor de cabeça. Principalmente se o roubo for feito por alguém do exterior. O lado bom da história é que as próprias associações de registro tomam algumas providências para evitar o roubo por transferência de domínio. O ICANN, por exemplo, dá um prazo de 60 dias para a transferência do domínio. Nesses dois meses é possível fazer o cancelamento da transferência. 

 

O que eu perco com o domínio roubado? 

Além do óbvio (o próprio domínio), ter um endereço de internet roubado pode causar graves consequências para quem quer ganhar dinheiro na internet. Vamos citar mais dois:

1- Normalmente os domínios roubados já têm um trabalho de link building. Se você perder o domínio vai perder todo esse trabalho. 

2- Muitos dos ladrões de domínios usam o endereço para criar sites de phishing. Isso é péssimo para a imagem da sua empresa. Principalmente se o nome do site é o nome da sua empresa. 



Você também vai gostar de:

Share This