web analytics

Se você acompanha o Dicas de Hospedagem, já deve ter aprendido a escrever em seu blog sobre assuntos e temas que o tornem atrativo. No artigo de hoje, continuaremos a tratar deste assunto, focando nos pontos que consideramos benéficos para a construção e expansão de uma comunidade em seu blog.

 

 

Escreva como se estivesse conversando com seu público

 

Converse com seu público - como ter um blog de sucesso

A primeira das sete dicas é simples e direta. Vamos partir do seguinte exemplo: você deve falar sobre determinado assunto em uma palestra para aproximadamente cinquenta pessoas. Elas passarão meia hora ouvindo você, e apenas você. O que pode ser feito para tornar esses trinta minutos prazerosos para esse público, de modo que ele mantenha um interesse genuíno em você?

A resposta é óbvia: você deve saber se comunicar. Uma maneira eficaz de fazê-lo é considerar seu público como interlocutores, ou seja, ao mesmo tempo em que recebem suas informações, têm espaço para questionarem, complementarem e compartilharem o que acharem conveniente. Uma postagem em um blog deve seguir esse mesmo princípio. Aqui, o primordial é ser interessante e estar interessado.

Bons bloggers escrevem da mesma forma que conversam, convidando os leitores a responderem as perguntas levantadas pela postagem e mostrando-se disponíveis para responderem suas dúvidas. Percebe como isso pode ser interessante? O espaço de comentários em seu blog agradece!

Quando escrevemos como conversamos, tornamos o conteúdo mais pessoal. Nele, colocamos nossas opiniões – mas, nesse caso, é necessário estar aberto para visões de terceiros – e estreitamos os laços entre blogger e público. É muito mais atrativo ler um artigo que trata de um determinado assunto numa linguagem um pouco mais informal do que se deparar com aqueles termos técnicos e expressões formalizadas. Quando isso acontece, parece que estamos lendo um capítulo de um livro didático que visa apenas ensinar, e não debater. Como geralmente acessamos a Internet para nos distrair e com propósitos de entretenimento, é natural que nos distanciemos deste tipo de blog.

Mas lembre-se: apesar da informalidade da linguagem ser interessante nesse caso, tome cuidado para não ser muito informal. O ideal é encontrar o meio termo entre a linguagem arrojada e o tom pessoal que colocamos em tudo que falamos ou escrevemos.

 

 

Incite a interação

 

Interação com os leitores - Como ter um blog de sucessoEssa dica completamente a primeira. Ao convidar o leitor para interagir, podemos fazê-lo de maneiras variadas. Considere essas:

1 – Faça perguntas: e não apenas para ganhar comentários. É importante fazer o leitor refletir durante a leitura.

2 – Escreva posts que gerem debate: muitas vezes, uma postagem traz apenas uma pergunta. Podemos desenvolvê-la, explorando cada ponto desta e as opiniões diversas que ela pode gerar, mas certifique-se de que ela dê o espaço necessário para incitar um debate.

3 – Estabeleça um desafio: estabelecendo um desafio, você convida seus leitores a fazerem alguma coisa. Por exemplo, peça para tirarem uma foto que se relacione ao tema da postagem. Eles podem voltar em dois ou três dias para compartilharem a foto nos comentários. Pode ser interessante e divertido!

4 – Enquetes: com enquetes, você complementa a participação do leitor. Entretanto, certifique-se de postar o resultado da enquete. Dessa forma, você mostra a seus leitores que eles participaram e, ao mesmo tempo, ajuda-os a se situarem num determinado grupo inserido no público que acessa seu blog. Este é um dos pontos primordiais para formar e desenvolver sua comunidade.

5 – Convide os leitores a interagirem fora do blog: aqui, você potencializa suas mídias sociais, com os leitores curtindo a página de seu blog no Facebook ou seguindo seu perfil no Twitter.

Convites regulares para seu público interagir colaborarão para que seus leitores saiam da postura passiva e comecem a interagir com você.

 

 

Crie uma área dedicada para a comunidade

 

Blogs permitem comentários dos leitores, o que representa o início do que pode ser a interação entre leitor e blogger. Outras ferramentas possibilitam até uma conversa através de mini chats ou pela opção de responder diretamente um comentário previamente postado. Se você percebe que os usuários que acessam seu site utilizam essas áreas frequentemente, criar uma área dedicada exclusivamente para a interação usuário – usuário e usuário – blogger pode ser uma boa ideia.

Inicialmente, verifique se a área dedicada trará o retorno desejado. Para isso, crie grupos pequenos. O Grupos Yahoo! pode ser forma eficaz de teste. Além disso, pense em grupos no Flickr para usuários compartilharem imagens.

Após dar aos usuários uma pequena demonstração de comunidade, pense na possibilidade de criar um fórum. Lá, além de postar comentários, seus leitores poderão criar tópicos e receber comentários de outros leitores.

Em suma, os benefícios que um fórum traz são:

  • Aumenta a quantidade de leitores compromissados.
  • Origina conteúdo criado pelos usuários que acessam o fórum.
  • Aumenta o número de visitas.
  • Adquire apelo para diferentes tipos de leitores.

Fóruns, entretanto, também estabelecem alguns desafios a ser superados:

  • O tempo dedicado para a administração do fórum, já que a liberdade dada aos leitores pode trazer alguns excessos.
  • A criação de uma visão crítica entre os usuários para tornar o fórum ativo e atrativo para visitantes e potenciais novos membros.
  • Por fim, a questão de problemas técnicos. Você terá tempo disponível e o conhecimento necessário para resolvê-los?

Outras opções para uma área dedicada para a interação da comunidade são:

Claro que, no caso do Facebook e do Google+, você perde o controle sobre as ferramentas para as empresas que administram esses sites.

 

 

Pense em outros meios acessíveis para interação

 

Na terceira dica, exploramos mais a fundo opções de áreas dedicadas para a interação da comunidade. Entretanto, essas opções são básicas e, por isso, diversos outros bloggers pensarão nelas também. Logo, é preciso considerar outros meios para se destacar. Falaremos um pouco sobre eles agora.

O Q&A (questions and answers, ou perguntas e respostas, numa tradução livre) é um meio interessante de estabelecer uma relação de proximidade entre você e seus leitores. Isso pode ser feito através de um chat comum ou por vídeo conferência (o que, convenhamos, é muito melhor!).

O Ustream permite que você entre no ar ao vivo com áudio e vídeo. Os usuários podem assistir e, no chat localizado logo ao lado da tela, interagir com você. Neste caso, as perguntas feitas pelos leitores – e agora espectadores – podem ser respondidas de modo que seu público possam vê-lo e ouví-lo. O feedback será certamente positivo.

 

 

Pense em desafios e projetos

 

Um meio de garantir a fidelidade de seu público e mantê-lo animado é com desafios e projetos. Temos como exemplo o projeto do criador do Problogger, Darren Rowse, chamado 31 Days to Built a Better Blog (ou, numa tradução livre, 31 Dias para Construir um Blog Melhor). Inicialmente, a ideia parecia fraca, mas não deixava de ser interessante. Logo, Darren a colocou em prática.

Por trinta e um dias, ele postou conteúdos que colaboravam para a melhoria dos blogs, e convidava os leitores a participarem com mais dicas e comentários sobre as sugestões já postadas, além de um desafio que possuía relação direta com o projeto.

Neste período, Darren notou um aumento considerável no número de visitas e de comentários. Até o contato por e-mail cresceu, e as pessoas passaram a ficar interessadas não só pelo projeto, mas pelo blog como um todo.

E por que deu certo? Quando damos tarefas para as pessoas resolverem, elas precisam utilizar sua própria experiência, bem como encontrar um meio para resolvê-las satisfatoriamente. Quando seu próprio blog torna-se a fonte de conhecimento para essas pessoas, é estabelecida uma relação ainda mais forte de proximidade.

 

 

Eventos na vida real

 

Um modo de fazer sua comunidade crescer é encontrando os leitores face a face. É obvio que alguns problemas logísticos podem atrapalhar esse tipo de evento, mas se você tiver a oportunidade de encontrar seu público, não a desperdice!

Daremos alguns exemplos. Se você for convidado para palestrar em algum evento ou se for viajar por conta própria para um determinado lugar, avise em seu blog. Mesmo que apenas três pessoas apareçam, serão três usuários que se identificarão com você e contarão suas experiências para os amigos.

Se você tornar essa atividade recorrente, poderá ver um aumento no número de pessoas que se deslocarão para vê-lo.

Além de divulgar os eventos em que você participará, pense também em comparecer aos eventos em que seus leitores frequentam. Dessa forma, você mostra que também está interessado em conhecê-los. Essa troca pode ser proveitosa.

Quem sabe, futuramente, ao invés de apenas comparecer em outros eventos, você não possa criar um evento próprio? Afinal, se seguir essa dica, as chances de ter um público disposto a acompanha-lo não serão pequenas.

 

 

Direcione os holofotes aos seus leitores! 

 

A ideia aqui é simples: ao invés de manter seu blog no palco com o microfone e seus leitores na plateia, direcione os holofotes em sua direção. Faça postagens com o intuito de melhorar o blog de seus leitores. Quando você ajuda outras pessoas a alcançarem seus objetivos, algo especial pode acontecer.

Essa relação, que dá ao leitor a ideia de que também é responsável por seu blog, pode ajudar a torna-lo ainda mais leal.

Algumas formas de fazer isso são:

 

1 – Promover o comentário de um leitor em uma postagem: muitas vezes, os leitores compartilham ideias com teor técnico em seus comentários, que podem ser muito bem aproveitadas por outros usuários. Logo, por que não promovê-la?

2 – Escrever um post sobre outro blog: se você conhece um blog sobre um determinado assunto que pode ser do interesse de seu público, compartilhe-o. Mostre porque o blog em questão é de qualidade e convide seus usuários a prestigiá-lo. Pode ser uma boa maneira de firmar parcerias.

3 – Pedir para que seus leitores comentem no blog de outra pessoa: faça uma postagem com um link para outro blog. Ao invés de pedir para seus leitores compartilharem suas opiniões em seu blog, convide-os para fazê-lo no blog que você indicou. Esse ponto pode ser considerado um complemento do ponto acima.

4 – Dê a oportunidade para seus leitores se promoverem: pense num projeto para os leitores se promoverem através dos comentários. O início pode ser simples, como por exemplo, “compartilhe seu blog”, mas toda ideia inovadora nesse caso é bem vinda.

5 – Utilize as enquetes para promover seus leitores: pense numa enquete que questiona um determinado assunto. Determine um prazo para seu final e, na postagem seguinte, compartilhe suas ideias sobre o tema da enquete e compartilhe os comentários que se destacaram dentre os demais. Nesse caso, o Twitter pode ajudar, já que o site preza pelas respostas curtas e ágeis. Reúna todas as respostas numa postagem, mas não se esqueça de criar uma hashtag e pedir para seus seguidores usarem-na quando forem responder. Isso facilitará sua busca.

6 – Guest posts: as postagens de convidados podem ajuda-lo a firmar parcerias. Convide outro blogger para compartilhar um conteúdo que considere interessante e se ofereça para fazer o mesmo em seu blog. Os guest posts são interessantes porque dão o microfone nas mãos de alguém que provavelmente estaria perdido entre os diversos comentários de seu blog. Isso pode ter um impacto positivo não só no escolhido para o guest post, como nos membros de toda a comunidade, que verão alguém como eles participando do blog. O que acha de escrever um guest post no Dicas de Hospedagem?

7 – Convide os leitores a promoverem suas páginas nas redes sociais: semelhante ao ponto explorado acima, onde sugerimos que o blogger convide o público a compartilhar seus blogs, peça para eles compartilharem também suas páginas nas redes sociais. Organize todas as páginas divulgadas e poste-as em seguida. Dessa forma, todos os membros de sua comunidade podem se adicionar.

 

Não existe fórmula mágica para tornar seu blog bem sucedido. Apenas tenha em mente que o reconhecimento não vem da noite para o dia e que é necessária muita dedicação para se destacar dentre os diversos bloggers que inundam a rede. As dicas enumeradas aqui são apenas algumas ideias que consideramos válidas e que podem te ajudar nessa árdua tarefa, mas novas ideias são sempre bem vindas. Inclusive, convidamos todos, bloggers e usuários em geral, para compartilharem suas ideias em seus comentários.

Que tal colocar o link de sua página ou blog no final de seu comentário? ;)

 

 



Você também vai gostar de:

Share This