o que é certificado ssl

O que é um certificado SSL e porque você precisa de um

Os últimos dois anos deixaram um fato evidente: segurança nunca é o bastante, quando se trata da Internet. Mesmo os maiores portais e redes sociais já foram invadidos por hackers e tornaram-se vítimas de ataques maliciosos, logo toda precaução é muito bem-vinda.

Se você possui um site que exige o compartilhamento de informações privadas dos usuários – como senhas, dados de cartões de crédito e informações pessoais – possuir um certificado SSL é mais do que importante; é vital.

Além de proteger a idoneidade das informações de seu público, você consegue passar uma imagem mais confiável e, consequentemente, atingirá uma audiência ainda maior.

Não sabe ainda o que é o certificado SSL? Está na dúvida se precisa mesmo de um? Continue com a gente e tire suas próprias conclusões!

O que é Certificado SSL?

Numa ponta, temos o usuário. Na outra, o site. Entre elas, um extenso espaço onde as informações trafegam. Solicitações de acesso, compartilhamento de informações, inserção de dados, dentre outros… Esse espaço é muito valioso e, por isso, extremamente visado por hackers. Imagine quanta informação uma pessoa obteria se conseguisse a proeza de invadir o banco de dados da Amazon?

Aposto que, quando você leu Amazon, pensou “que exemplo inadequado, a Amazon é sinônimo de segurança”.

Você não está errado, e aproveito a situação para levantar a seguinte pergunta: por que a imagem de segurança é tão frequentemente atrelada a Amazon?

Porque a empresa sabe da quantidade de transações que seus bancos de dados hospedam e justamente por isso tomam as devidas precauções para protegê-las. Isso só é possível com o SSL, um certificado que impede a leitura de informações sigilosas.

Com essa ideia em mente, a Amazon sabe que os usuários confiarão na empresa a ponto de realizar novas compras, e sua imagem estará intacta quando nos referirmos ao quesito segurança.

Mas como o certificado SSL funciona? Como eu sei qual site o possui ou não?

Como funciona o Certificando SSL?

Através da criptografia, o certificado SSL garante o sigiloso de informações privadas. Diversos sites utilizam esse recurso – inclusive, se você prestar atenção, todas as suas conversas no Whatsapp exibem uma mensagem de que “a conversa está protegida com criptografia de ponta-a-ponta”. Essa é a garantia de que a empresa não registra o histórico em seu banco de dados e, por isso, ninguém poderá acessá-lo no futuro.

O mesmo acontece com as informações do seu cartão de crédito ou com sua senha na rede social… A não ser que você permita, elas não permanecem salvas.

Outra maneira que o SSL encontra para atribuir segurança a um site e tornar conhecido o administrador do mesmo. Os clientes saberão exatamente com quem estão comprando, se o site possuir o certificado SSL. Essa é uma das exigências para conseguir o certificado, ou seja, um site não poderá tê-lo se não ficar claro quem é o dono do mesmo. Diversos métodos são utilizados para obter e confirmar essas informações, e isso ajuda a confirmar com quem estamos fazendo negócios.

Após o site adquirir o certificado SSL, os usuários ficam sabendo pela própria URL, como mostra a imagem abaixo.

o que é certificado ssl

 

Como exemplo, temos outra referência de segurança na Internet, o Paypal.

Ok, você já sabe o que é o certificado SSL e está ciente da maneira com que ele funciona. Agora, fica a pergunta final…

 

… será que devo ter o certificado SSL?

Vamos levantar alguns pontos importantes:

  • se seu site exige informações pessoais dos usuários, como dados, informações de cartão de crédito ou senhas, você precisa do certificado SSL.
  • se você quer ter um site rápido, ter diversas camadas de criptografia podem torna-lo lento.
  • conseguir o certificado SSL exige um investimento financeiro considerável.
  • nem todas as páginas do site precisam ter o certificado.

Com tais pontos em mente, é necessário compreender como seu site se enquadra nisso. Ter apenas algumas páginas criptografadas ajudam no quesito velocidade e custo, mas talvez o usuário acesse seu site justo pela página sem SSL e conclua que não está num ambiente seguro.

Compreender como seu público se comporta também é essencial para tomar esse tipo de decisão. Por fim, é possível procurar por empresas de hospedagem que oferecem planos com o certificado SSL. Isso pode ajudar a economizar alguns trocados para investir em outras áreas do site.

Para mais informações sobre segurança na Internet, continue ligado no Dicas de Hospedagem!


publicado em

Precisa de ajuda para escolher uma hospedagem?

Nossa inteligência artificial vai te ajudar a escolher, sem enrolação, a melhor opção pra você:


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *