web analytics

Até algum tempo atrás, o Internet Explorer (tal como outros produtos da Microsoft) reinava absoluto em relação ao mercado de  navegadores web. A chegada de concorrentes como o Firefox e o Chrome agitou o mercado. O aumento do uso das novas plataformas digitais (celulares, tablets etc.) também ajudaram no processo de descentralização dos Browsers. Hoje no Dicas de Hospedagem, vamos mostrar quais são os melhores navegadores para você utilizar e também direcionar o tráfego do seu site.

Source: StatCounter Global Stats – Browser Market Share


Firefox: Quando o IE estava na liderança um forte concorrente apareceu. Com muitos plugins e uma proposta de código aberto para desenvolvedores, o Firefox se tornou um forte concorrente do software da Microsoft. Mais rápido, com melhor acessibilidade que o Explorer e com mais extensões, o Firefox chegou à liderança. Hoje, a grande maioria dos sites direciona o tráfego para o Firefox. Vale a pena se atentar para isto no seu site. E claro, como navegador é uma boa opção. 

Chrome: O mais novo dos navegadores veio fazer concorrência ao Firefox na liderança. A velocidade do navegador do Google é impressionante. Porém, ele ainda apresenta alguns bugs em páginas. Além disso, há a possibilidade fazer as buscas no Google no próprio local de endereços. Você pode tirar vantagem ao adaptar o site ao Chrome, já que o número de usuários do navegador tem aumentado bastante. Em breve, este navegador deve chegar ao topo.   

Internet Explorer: É o navegador mais clássico da web. Porém, perdeu espaço graças a lentidão no carregamento das páginas. A última versão do IE tentou correr atrás do prejuízo e incluiu alguns extras do Firefox e Chrome. No IE 9, o tempo de carregamento das páginas é bem rápido. Porém, ainda pesa contra o Internet Explorer o uso do motor de busca Bing como principal. Apesar de ser possível mudar as configurações, nem todos sabem fazer isto. 

Outros navegadores: Há outros navegadores que também ocupam algum espaço na web. Só para citar alguns: o Safari da Apple (que é antigo como o Explorer, carro-chefe do MAC OS X e iOS); o Opera (que também é antigo, inovador e um dos melhores, mas agora está investindo em outras plataformas, como os celulares) e o Icewease (que é voltado especialmente para computadores com distribuição Linux). Apesar de alguns usuários utilizarem estes navegadores, não vale a pena direcionar o site para eles. 

 

Conclusão: É preciso analisar qual o perfil dos usuários que visitam o seu site para ver qual a melhor adaptação que você precisa fazer. Para ver como o seu site roda em cada navegador veja a dica logo abaixo. Sobre qual é o melhor navegador para você usar, esta é uma resposta difícil. Mas hoje, os melhores navegadores são o Firefox e o Chrome (que só não está no topo por causa de alguns bugs). 

Veja como o seu site roda em cada tipo de navegador neste site: http://browsershots.org/

 

 

 

 



Você também vai gostar de:

Share This