web analytics

Um dos maiores pesadelos de um administrador de site ou blog é que um vírus chegue a sua página na internet. As consequências de uma invasão em um site podem ser irreversíveis. Pode resultar em perdas de visitas, punição do Google em relação a posição do site no buscador e até a perda de todos os dados registrados na página. Imagina só perder tudo que você fez um site? Para evitar isto, o Dicas de Hospedagem vai dar algumas dicas de como combater estas ameaças da web.

A prevenção é a melhor ação em relação a vírus, spywares e outros tipos de malwares. Afinal, é muito mais fácil você conseguir evitar que um vírus invada a sua página do que posteriormente tirá-lo do seu site (pelo menos tirá-lo sem você sofrer nenhum dano). Veja algumas ações simples que podem evitar invasões em seu site.

– Escolha bem a sua senha de FTP: Uma senha bem escolhida evita muitos problemas com invasões no seu site. Evite senha óbvias, ou seja, não faça senhas com sequências numéricas e nem similares ao nome do site. Procure trocar a senha de mês em mês. Se alguém consegue a sua senha, pode a qualquer momento colocar um script malicioso no seu site.

– Cuidado com comentários e cadastros “estranhos”: Quase todo mundo que tem um site já recebeu um comentário em línguas não usuais ou em português mal traduzido. Isso é um perigo. Principalmente quando há linguagem HTML no meio do texto. Sites que contam com cadastros também recebem algumas vezes cadastros em e-mails com finais .ru (da Rússia). Saiba que todas estas ações podem ser tentativas de invasão ao site. Se elas entram no site, o dano pode ser irreversível.

– Proteja o seu PC: Muito cuidado com o PC que você usa para mexer nos arquivos FTP ou então acessa a área de administração do seu site. Mantenha este computador sempre protegido, pois se você tem um spyware no seu PC pode acabar tendo ele também no site. Uma boa dica é utilizar computadores com Linux para acessar dados do seu site. O Linux é um sistema operacional mais seguro que o Windows.

E se um vírus já entrou no meu site?

Se um vírus entrou no seu site, você tem problemas sérios. Primeiro porque o Google vai colocar uma mensagem no seu site que a página foi foco de ataques. O visitante que ler estas mensagens com certeza não retornará para a sua página. Bem, o que você vai ter que fazer é primeiramente trocar a sua senha do FTP. Depois, fazer uma varredura no seu PC para ver se há vírus nele. Se os vírus vierem destas duas fontes, metade do problema está sanado.

Feito isto, busque um backup dos arquivos do seu site. Cada empresa de hospedagem faz o backup das páginas dos clientes em certo período (diário, semanal, etc). Vá atrás da última configuração sem vírus e substitua todo o conteúdo. Claro, você vai perder alguma coisa. Mas é melhor perder alguns arquivos do que todo o seu trabalho.

Atualização: recentemente, publicamos uma análise completa do Sucuri, um serviço de remoção de vírus e malware de sites que nos impressionou. Confira o artigo clicando aqui! Lá também mostramos como usar o scanner gratuito do serviço para ver se seu site está contaminado.



Você também vai gostar de:

Share This