web analytics

O Blogger e o WordPress travam uma batalha constante sobre qual é a melhor plataforma para blogs do mundo. Os dois contam com milhares de usuários que utilizam domínios .blogspot e .wordpress. Se há este equilíbrio com os blogs, o mesmo panorama não podemos ver em relação ao uso das plataformas como CMS. Neste sentido, o WordPress acaba se mostrando muito mais eficaz do que o Blogger. O Dicas de hospedagem já mostrou isto em algumas postagens.

O Blogger pode ser usado como CMS?

Por causa destes fatos, uma situação acaba sendo causada. Muitos usuários criam um blog com domínio Blogspot e produzem grande quantidade de conteúdo. Após verificar que o site dá certo, o administrador resolve contratar um serviço de hospedagem de sites. Com tantas vantagens do WordPress em relação ao Blogger, ele resolve utilizar o novo CMS. Daí vem a hora de migrar o conteúdo de Blogger para WordPress.

Muitas pessoas se atrapalham na hora de migrar o conteúdo do Blogger para o WordPress. Para evitar dúvidas, o Dicas de Hospedagem vai mostrar um pequeno tutorial de como você deve fazer a transferência do conteúdo. Lembrando que para esta etapa do processo, você tem que estar logado nas contas dos dois serviços e já ter o seu site registrado em WordPress. A partir daí você deve seguir estes dois passos para migrar o seu site de Blogger para WordPress.

1) No Blogger

Ao entrar no Painel de Controle do seu Blogger, você deve acessar o menu Configurações. Em seguida você deve clicar na opção Exportar Blog. Aí você coloca o endereço do novo domínio que está utilizando. Não se esqueça de fazer um backup de todos os arquivos do Blogspot para o caso de alguma coisa dar errado na migração de plataforma. Isto você pode fazer através da opção Fazer Download do Blog, onde um arquivo XML será criado com todas as postagens e comentários.

2) No WordPress

Uma vez que você exportou o blog, agora vai ter que importar o conteúdo através do WordPress. No menu Ferramentas, você de clicar na opção Importar. Depois faça a opção Importar do Blogger. A partir daí, você deve autorizar a importação do conteúdo do Blogspot. Isto será feito em duas partes: a primeira no WordPress e a segunda na página do Google. Por fim, você será redirecionado a uma página do WordPress com a opção Botão Mágico. É só clicar em Importar e o processo está feito.

Após fazer isto você deve criar algumas formas de redirecionamento do Blogger para o WordPress. Na semana que vem vamos explicar melhor como se dá este processo. Fique ligado aqui no Dicas de Hospedagem. Outro detalhe: algumas empresas de hospedagem oferecem este serviço de redirecionamento de um Blog para domínio próprio. Você pode consultar o hosts que fazem isto no Ranking de Hospedagem de sites do Dicas de Hospedagem.



Você também vai gostar de:

Share This