web analytics

A Locaweb vai iniciar um novo serviço para os clientes que trabalham em conjunto com a empresa de hosting: é o plano de cloud hosting, que vai oferecer aos clientes a hospedagem de sites usando os recursos do cloud computing. A abertura deste serviço vem em um período que alguns analistas acreditam ser o mais perigoso para este tipo de serviço de armazenamento de dados, após o vazamento de dados da PSN.

Até o momento, a Locaweb oferecia os serviços de cloud computing apenas para aplicações em nuvem de bancos de dados, Erp´s, etc. O novo serviço visa dar a oportunidade de sites terem todos os dados armazenados sem estruturas físicas limítrofes. A empresa diz que, ao contrário da hospedagem de sites no formato tradicional, o cloud hosting reserva os recursos de memória, processamento e transferência de forma exclusiva para os clientes, conforme a capacidade contratada.

Entre as vantagens apresentada pelo no serviço da Locaweb estão a exclusividade na contratação do gerenciamento de dados, a disponibilidade do serviço e a segurança em relação ao sistema tradicional. Bem, todas estas vantagens apresentadas em relação ao serviço, muitas estão em cheque (veja a postagem sobre as lendas do cloud computing). Apesar da empresa de hospedagem apresentar o sistema como realmente seguro (o que também é defendido por muitos), ainda há dúvidas em relação a eficácia.

Não é culpa da Locaweb claro. Mas é um erro estratégico lançar um serviço de cloud computing no período no qual a prática está colocada em cheque por causa de um vazamento de dados na rede (em cloud computing) da PlayStation Network. Como vocês podem ver neste outro artigo do Dicas de Hospedagem, a segurança do sistema de computação em nuvem foi colocado em cheque após este fato. Isto aumentou o debate em relação a segurança do sistema.

Voltando a falar do serviço de cloud hosting da Locaweb, as soluções em relação a segurança de dados apresentadas pela empresa estão ligadas ao datacenter da empresa (você pode ver como é o datacenter da Locaweb neste artigo). Os preços oferecidos pelo novo serviço da empresa variam de 249 (1 giga de memória) a 749 reais (4 gigas de memória) por mês. O plano recomendado custa 399 reais por mês, e oferece 2Gb de memória RAM.

Todos os planos de cloud computing da Locaweb apresentam a disponibilidade para 200 domínios personalizados, 80 caixas postais, 50 GB de disco e 175 GB de transferência. Como vocês podem ver, não é para qualquer um. Este serviço de computação em nuvem é indicado principalmente para sites que estão consolidados e buscam um serviço com maior rapidez. Caso contrário, é melhor ficar (pelo menos enquanto não baixa o preço) com os serviços de hospedagem tradicionais.



Você também vai gostar de:

Share This