web analytics

Joomla ou WordPress

Plataformas de gerenciamento de conteúdo são comuns hoje em dia. Além das diversas ferramentas e opções disponíveis (muitas delas gratuitas), você consegue construir um site bem estruturado em pouco tempo, sem a necessidade de um conhecimento aprofundado em html e desenvolvimento de websites.

Diversas opções estão disponíveis, sendo o WordPress a mais difundida e divulgada, tanto por sites especializados como por usuários satisfeitos com os resultados da plataforma.

Na publicação de hoje, conheceremos uma alternativa ao WordPress, e faremos uma comparação entre ambos para que você possa definir qual melhor atende suas necessidades.

Conheça o Joomla!

Um pouco mais sobre o Joomla.

O Joomla é considerado o segundo maior gerenciador de conteúdos que se tem notícia, perdendo apenas para o WordPress. Ele é considerado ideal para todo tipo de sites, desde páginas pessoas até grandes portais corporativos dos mais variados segmentos.

O que talvez torne o Joomla a segunda opção para alguns é a interface técnica e pouco user-friendly. Se você não tem muita experiência com desenvolvimento de sites, talvez tenha trabalho para lidar com as ferramentas e funcionalidades do Joomla.

O Joomla teve seu início em 2006, num processo de separação entre as equipes de programadores do gerenciador de conteúdo Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo.

Devido a pouca representatividade que teriam depois da transferência de controle do Mambo para a Mambo Foundation, pensada e arquitetada pela Miro, os programadores decidiram criar um projeto independente, a fim de manter sua integridade.

O Joomla passou por uma reformulação em 2009, adquirindo o aspecto e proposta que tem hoje. A plataforma é detentora de alguns prêmios que certificam sua efetividade e compromisso com o cliente.

Benefícios do Joomla.

Pensando na utilização massiva do Facebook, do Twitter, do G+ e de outros sites desse nicho, o Joomla permite a criação de uma rede social a partir do zero. Outros gerenciadores de conteúdo possuem essa mesma função, mas o Joomla mostra-se mais rápido em tal tarefa.

Outro processo que é mais simples no Joomla é a criação de um ecommerce. Apesar de existirem diversas ferramentas e plugins que facilitem esse trabalho no WordPress, parte do joomla foi desenvolvida justamente para tornar o desenvolvimento do ecommerce mais acessível.

Eventuais dificuldades.

Como já citado, o Joomla pode ser um pouco mais complicado de utilizar devido seu nível técnico. Ele possui um sistema aberto onde desenvolvedores têm a liberdade de criar novas aplicações e ferramentas. Entretanto, o Joomla não é tão complicado a ponto de afastar iniciantes. Muito pelo contrário – desbravá-lo é parte da experiência e do aprendizado acarretado pela criação e desenvolvimento do site.

Ok. Qual escolher?

Não é possível chegar no veredito de “qual é o melhor”, pois ambas plataformas atendem necessidades específicas. Se você possui zero conhecimento sobre programação, talvez seja interessante optar pelo WordPress, ou ferramentas de construção de sites como o SiteFlix.

Se você já possui algum conhecimento na área de criação de sites e deseja criar um ecommerce ou rede social, a opção mais adequada seria o Joomla. Isso não significa, entretanto, que o WordPress não atenderia as necessidades de uma loja virtual ou o Joomla não fosse adequado para um usuário amador.

Tudo vai depender da sua própria necessidade e, principalmente, na proximidade que você desenvolverá com os sistemas que, apesar de similares, possuem diferenças consideráveis.

Por que você não aproveita para deixar um comentário com sua escolha? Joomla ou WordPress: qual melhor se adequa a você?

Continue ligado no Dicas de Hospedagem para mais novidades sobre tecnologia e hospedagem de sites!



Você também vai gostar de:

Share This