web analytics

Estabelecer uma presença online é uma das coisas mais importantes que um empreendedor deve fazer se espera ter sucesso em sua área de atuação – não importa qual for.

 

O lançamento do novo site: momento crucial para o sucesso

O lançamento do novo site: momento crucial para o sucesso

 

Se você ainda faz parte do grupo de proprietários de pequenos negócios que ainda não tem um site, ou se você tem um site que pretende relançar, há algumas coisas que você definitivamente precisa fazer antes de dar a largada e mostrar seu novo site para o mundo. Vejamos, então:

 

1. Domínios e hospedagem do site

Um dos primeiros passos ao começar um site para seu negócio é comprar o domínio, ou seja, o endereço com final .com, .com.br ou outros que vai levar o visitante ao seu site. Você deve não apenas comprar um domínio que reflita o nome do seu negócio, mas outros similares, também. Se a sua marca pode gerar erro dos visitantes ao digitar, compre as variações possíveis e redirecione o visitante ao site principal – por exemplo, se a sua marca tem consoantes repetidas, como o nome fictício Stella, considere registrar stella.com.br e também stela.com.br, que redireciona ao site principal.

Além disso, registre outras terminações do mesmo domínio, como .com, .org, .net, etc. Isso é como um seguro para sua marca na web.

Outro fator crucial é escolher o serviço de hospedagem para o seu site. Acredite, uma boa escolha vai poupar horas de trabalho extra e preocupações. Um bom serviço garante que o seu site esteja no ar o tempo todo. Além disso, se você tiver dúvidas sobre como usar a hospedagem, pode contar com um suporte técnico. Conheça as melhores empresas de hospedagem de sites e lembre-se da importância desse fator no sucesso do seu site. Ah, e a maioria das empresas também registra o domínio, então você cumpre o passo 1 de uma vez só ;)

 

2. Dedique tempo ao design

Ao navegar na web como consumidor, para fins pessoais, você certamente já topou com sites de empresas que não se preocuparam muito com o design ou estrutura de conteúdo como deveriam. Isso apareceu logo de início, certo?

Pense na impressão que esses sites de empresas deixaram em você. Quando um site não parece profissional e falha em dar informações úteis, os potenciais clientes vão associar essas mesmas características à empresa por trás do site. Por isso é essencial pensar cuidadosamente no design do seu site,e em como ele oferece informação aos visitantes.

Coloque-se sempre no lugar do seu visitante e pergunte-se: está fácil encontrar as informações no site? O design é atrativo, sem ser carregado, e fácil de usar?

 

3. Configure as ferramentas de estatísticas de acesso e analytics

Quando o site for lançado, você vai precisar ter visão das estatísticas de acesso e outros dados sobre como as pessoas usam seu site. As ferramentas mais comuns medem o total de visitas, tempo do visitante na página, origem geográfica, etc. Este tipo de informação tem um valor enorme para proprietários de sites novos, porque mostra onde o site faz um bom trabalho (ou não) em manter os visitantes engajados. Ferramentas como o Google Analytics e o Statcounter (muito fácil de usar) são excelentes para esse fim.

 

4. Planeje como você vai fazer seu público-alvo saber do lançamento

Você definitivamente não quer apenas lançar o site novo, sentar e esperar para ver o que acontece. Isso porque geralmente não acontece NADA. Apenas ter um site na web não é sinal de que ele vá atrair as pessoas, porque ninguém o conhece ainda (nem mesmo o Google vai ter encontrado o novo site antes de duas semanas de existência).

Antes mesmo de lançar o novo site, pense em lugares onde você vai divulgar seu site e em formas de encorajar sua clientela atual e seu público-alvo a visitar sua página.

Planeje bem, e sempre inclua o endereço do site em anúncios impressos, perfis de mídias sociais, cartões de visita ou outros materiais promocionais. Aliás, por falar em mídias sociais, temos um artigo só sobre como usar o Facebook como ferramenta de marketing efetivo.

Quanto melhor você for capaz de promover o seu novo site após o lançamento, melhores as chances de você ter uma boa quantidade de tráfego nele e, assim, mais clientes.

 

Você já lançou um site antes? Como foi a experiência? Deixe suas impressões e dicas nos comentários!



Você também vai gostar de:

Share This