web analytics

Nesta última semana o Dicas de Hospedagem noticiou que a HostGator está com novo planos de hospedagem VPS (Virtual Private Server). Para você descobrir se os novos preços são os ideais para o seu perfil de webmaster, nós vamos mostrar o que significa hospedagem VPS e também se ela é necessária para o tipo de hospedagem que você deseja utilizar.  Além de dizer o que significa VPS, vamos explicar quais as diferenças em relação a hospedagem compartilhada e de servidor dedicado.

O que significa VPS

Como visto no inicio deste texto, VPS é a sigla de Virtual Private Server. Em português isto significa servidor virtual privado. Em outras palavras, trata-se da disponibilidade que você tem de acessar uma conta independente mesmo que usando um servidor compartilhado. Ao contrário da hospedagem compartilhada, onde o próprio acesso aos locais da conta também é de certa forma compartilhado, na hospedagem individual você tem mais privacidade de dados.

Utilizamos este exemplo quando anunciamos os novos preços da hospedagem da Locaweb: imagine que o servidor no qual você está hospedando os dados do seu site é um prédio. Na hospedagem compartilhada, você pode utilizar qualquer parte deste servidor e mistura seus dados com dados de “vizinhos” (que tal qual na vida real, não é você que escolhe). Já na hospedagem VPS, você conta com um espaço certo dentro deste servidor compartilhado. Este espaço é uma máquina virtual.

Hospedagem VPS: como funciona

Vantagens da hospedagem VPS em relação à hospedagem compartilhada

Ao verificar as facilidades que se tem no uso de uma hospedagem VPS, já podemos citar algumas vantagens entre este sistema e o de hospedagem compartilhada. Além da privacidade e segurança de dados, você tem disponível um espaço muito mais personalizado para fazer o que quiser na sua hospedagem. Você pode fazer aplicativos e ações de administração em momentos que quiser. Também é possível personalizar o próprio uso do espaço da hospedagem.

Os planos de hospedagem compartilhada têm muito mais limitações para se evitar que o abuso de uso de banda possa prejudicar “vizinhos” da hospedagem. Além disso, este tipo de hospedagem garante a economia de energia elétrica na hora da hospedagem. Com o advento do TI Verde, a preocupação com a sustentabilidade tem crescido cada vez mais. Isto significar um aumento da oferta da hospedagem VPS em detrimento à compartilhada.

VPS como plano intermediário entre hospedagem compartilhado e servidor dedicado

o servidor virtual é a melhor opção de hospedagem para quem não pode pagar o preço de um servidor dedicado, mas também não quer planos de hospedagens comuns. Quem tem um site médio ou um projeto que envolva uso de dados confidenciais (por exemplo, um e-commerce que utiliza número de cartão de crédito dos clientes) é um usuário em potencial deste serviço.

Com os novos planos de VPS da HostGator, este pode ser um bom caminho para o seu site.



Você também vai gostar de:

Share This