web analytics

O que é servidor híbrido

Quando devo optar por um servidor híbrido?

Já dedicamos boa parte de nossas publicações para enumerar as principais diferenças entre os vários tipos de servidores disponíveis no mercado. Alguns são mais adequados para determinadas realidades, enquanto outros revelam-se ideais para algumas empresas específicas.

Quando você opta por um servidor dedicado, você está pensando em desempenho. Sua empresa precisa de um servidor que dê conta do alto tráfego, caso contrário toda a experiência de navegação é prejudicada. Seu site recebe muitos acessos por dia, e dispõe das mais variadas opções para os usuários, como loja virtual, recursos multimídia e outros tipos de publicações.

Para situações diferentes, onde os acessos não são tão frequentes e as atividades do site são mais simples, servidores como o VPS ou o cloud computing representam boas opções. Isso porque ambos trabalham com o esquema de escalabilidade, ou seja, o servidor não possui a melhor performance do mercado, mas está pronto para os eventuais picos de acesso.

 

 

Mas e se o ideal para mim estiver no meio termo?

 

Acredite: isso não é tão raro quanto parece. Quando falamos das diferenças entre servidores, parece que comparamos dois extremos – um com desempenho acima da média porém custoso, e outro com desempenho na média, porém mais barato. Será que é possível unir o lado bom desses dois extremos, ou seja, um preço menor por um desempenho melhor?

Bem… sim e não. Não pense que uma empresa de hospedagem vai aparecer de repente e oferecer um servidor dedicado a preço de banana – e, se isso acontecer, pode começar a duvidar da idoneidade dessa empresa.

É necessário identificar a necessidade do seu site antes de tomar qualquer decisão.

Para ilustrar a funcionalidade do servidor híbrido, vamos dar um exemplo: o site de sua empresa de chocolates finos possui um tráfego considerável, que é suportado sem grandes problemas por um servidor VPS. Entretanto, na época da Páscoa, o número de acessos quadruplica porque a procura pelo seu produto aumenta. O servidor VPS, por mais que possua a escalabilidade para lidar com isso, não consegue suportar todos os acessos e seu site começa a sair do ar, prejudicando a experiência de navegação dos usuários e obrigando-os a optar por outras empresas.

É aqui que entra o servidor híbrido. É como se ele combinasse o melhor dos dois mundos – o desempenho do servidor dedicado e o preço da hospedagem VPS. Isso acontece devido à taxa de escalabilidade superior à da hospedagem VPS.

Isso significa que o servidor híbrido não passa de uma evolução do Virtual Private Service? Talvez…

 

 

A diferença entre o VPS e o servidor híbrido.

 

Se formos analisar, o servidor híbrido talvez seja um VPS melhorado. A diferença é que o desempenho é melhor, mas o preço também é maior. Ele se coloca exatamente como o meio termo, agindo entre os dois extremos e servindo como opção para empresas que possuem uma realidade similar com a que utilizamos no exemplo acima.

Relembre: O que é VPS? 

Algumas pessoas não optam pelo servidor híbrido por variadas razões. Às vezes é por não conhecer ou por não confiar no serviço, ou então é pelo preço. Mas fica aí a dica para quem procura algo que se aproxime do desempenho ideal e do custo ideal.

Você utiliza um servidor híbrido? Caso não, identificou que este representa a melhor opção para a página de sua empresa na Internet? Não deixe de compartilhar sua opiniões com a comunidade do Dicas de Hospedagem através da seção de comentários.



Você também vai gostar de:

Share This