web analytics

Cloud Computing x Hospedagem VPS

Hospedagem VPS ou Cloud Computing

Por muito tempo, a hospedagem VPS era tida como a solução ideal para usuários e empresas que buscavam um bom desempenho a um custo relativamente menor. Como os servidores dedicados exigem desde sempre um investimento maior, o Virtual Private Server sempre foi a opção daqueles que começavam a desenvolver seu negócio na web.

Com a popularização do Cloud Computing, entretanto, muitos passaram a migrar para o novo tipo de hospedagem, enquanto outros preferiram não correr um risco desnecessário. Polêmicas a parte, o Cloud Computing – um dos temas mais recorrentes no Dicas de Hospedagem – tem conquistado adeptos e supera os altos e baixos típicos de novas tecnologias. Muito ainda precisa ser ajustado, mas fica cada vez mais claro que o Cloud Computing veio para ficar.

Com as semelhanças entre a hospedagem VPS e a em nuvem, muitos se confundem e não conseguem perceber como esses tipos de hospedagem podem ser diferentes. Cada um adequa-se a uma necessidade específica, e é preciso definir a sua antes de optar por um deles.

E que necessidade seria essa? Bem, partindo de dois extremos, é preciso decidir se você precisa de um espaço apenas para hospedar um site simples com alguns aplicativos ou se a ideia envolve um e-commerce completo e dotado de todas as ferramentas necessárias para um funcionamento satisfatório. Com base em sua conclusão a partir dessa análise, é possível optar por uma ou outra hospedagem.

Mas espere! Antes de tomar essa decisão…

 

Que tal conhecer um pouco mais sobre a hospedagem VPS e o Cloud Computing?

Antes de compararmos o VPS com o Cloud Computing, vamos nos aprofundar no conceito de cada uma dessas hospedagens:

  • O Virtual Private Service (VPS) é uma seção dedicada de um servidor físico que é dividida em diversas partes virtuais para operar como múltiplos servidores. A hospedagem VPS é tida como o intermediário entre a hospedagem compartilhada e o servidor dedicado. Como os servidores da VPS são individuais e independentes entre si, o desempenho obtido é melhor do que os do tipo compartilhado, e a relação custo-benefício é mais atraente do que a dos servidores compartilhados. Se você quer informações mais específicas sobre a hospedagem VPS, clique aqui.

Vantagens da Hospedagem VPS

 

 

  • Seguindo o princípio de computação em rede, o Cloud Computing (computação em nuvem, numa tradução Cloud computing ivre) utiliza a memória de servidores para armazenamento e os interliga e compartilha através da Internet. O conteúdo hospedado em nuvem pode ser acessado por qualquer dispositivo e em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de instalação de programas. A Internet é tida como a nuvem – daí o origem do tão utilizado termo – enquanto o computador é como uma espécie de chip conectado a ela, permitindo o acesso a todas informações hospedadas. Para mais dados referentes ao Cloud Computing, clique aqui.

 

 

 

Na teoria, o VPS e o Cloud Computing se assemelham, principalmente pelo fato de se basearem em servidores virtuais que atuam como unidades físicas que armazenam o conteúdo hospedado. No comparativo que faremos a seguir, porém, você verá que esses tipos de hospedagem podem ser bem diferentes e adequados para uma determinada necessidade.

 

O que devo considerar ao contratar uma hospedagem VPS ou Cloud Computing?

Alguns critérios são extremamente importantes na hora de contratar um determinado tipo de hospedagem e devem ser considerados. Vamos a eles?

 

 

Segurança - Cloud Computing ou Hospedagem VPS1 – Segurança e controle

 

Na hospedagem VPS, você possui privilégios de administrador, o que te dá um bom nível de segurança sobre todas as aplicações e conteúdo em geral, já que ninguém terá acesso ao que você hospeda – isso representa uma vantagem diante da hospedagem em nuvem. Você pode reinstalar ou desinstalar seu VPS com um único clique, o que gera a possibilidade de restaurar o servidor a partir de um determinado ponto. O que pode gerar mais custos é a necessidade de contratar em um determinado ponto uma equipe de suporte e assistência para sua hospedagem VPS. O Cloud Computing, como já mencionamos, não possui um nível de segurança tão alto, permitindo que alguns dados sejam acessados por terceiros, mas há sempre a opção de contratar private clouds (nuvens particulares), que aumentam o quesito segurança consideravelmente.

 

 

Custo - Cloud Computing ou Hospedagem VPS2 – Custo

 

Ao explorar o elemento segurança dos dois tipos de hospedagem, já falamos brevemente sobre os custos. Logo, vamos focar apenas nisso agora. Com a hospedagem VPS, o investimento é grande, mas você consegue planejar como o dinheiro será gasto – inclusive, para economizar uns trocados, é válido considerar contratos mais longos, como de dois ou três anos. Com o Cloud Computing, o pagamento varia de acordo com o quanto você usa. É como numa conta de telefone ou de água: você paga por aquilo que você usou. Considere, entretanto, que a ideia é manter o site no ar vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, certo? Sendo assim, o investimento pode ficar até mais alto do que se o plano VPS fosse contratado. Sendo assim, é interessante fazer esse cálculo e não escolher precipitadamente um determinado tipo de hospedagem que apenas aparenta ser mais barato.

 

 

Escalabilidade - Cloud Computing ou Hospedagem VPS3 – Escalabilidade

 

Em suma, escalabilidade significa “estar pronto para crescer”. Você deseja que o tráfego de seu site aumente, e com certeza quer evitar altas taxas de bounce rate. Sendo assim, você deve possuir um servidor que consiga arcar com a alta demanda de um site muito visitado. Quais as diferenças entre a taxa de escalabilidade da hospedagem VPS e do Cloud Computing? No caso da primeira, o servidor é dividido e, com isso, é possível medir o tráfego num determinado momento e utilizar o que for necessário do servidor para suportar a demanda. O VPS é melhorado progressiva e automaticamente, garantindo que a experiência de navegação em seu site não seja prejudicada. Com a hospedagem em nuvem, tudo dependerá de onde os dados estarão armazenados. Se algum dos servidores estiver numa localidade de origem distante, determinadas áreas do site podem sofrer com isso, podendo até ficar fora do ar. Sendo assim, lembre-se de checar onde exatamente cada elemento de seu site está hospedado.

 

 

Redundância - Cloud Computing ou Hospedagem VPS4 – Redundância e confiabilidade

 

Focando apenas em Cloud Computing, esse ponto tem relação direta com a escalabilidade e as consequências de um tráfego muito alto ou de problemas técnicos em servidores. Se um servidor ficar fora do ar, outro deve assumir em seu lugar para garantir que seu site permaneça no ar. No caso de problemas técnicos, o fornecedor provavelmente terá uma espécie de reserva para oferecer até que os problemas nos servidores originais sejam corrigidos – lembre-se, aliás, de contratar empresas que tenham esse diferencial! Essas características não podem ser encontradas na hospedagem VPS; se a máquina tiver algum problema, o servidor ficará fora do ar, mesmo que por apenas alguns instantes.

 

 

 

 

 

Servidores Híbridos - Cloud Computing ou Hospedagem VPS5 – Servidores híbridos

 

Uma propriedade exclusiva da hospedagem VPS, a possibilidade de um sistema híbrido pode ser interessante, se o servidor for antigo. É possível mesclar o melhor da hospedagem VPS com o servidor antigo. Se a nova tecnologia da nuvem for empregada nesse caso, serão necessárias equipes de TI e especialistas para fazerem o servidor híbrido funcionar corretamente.

Em suma, a hospedagem VPS é a ideal para que você hospede seu site e tenha total controle sobre ele por um preço determinado no fim do mês. Dependendo do quão grande o site pode ser, porém, a hospedagem em nuvem pode ser mais interessante. Lembre-se de pesquisar bastante sobre a empresa que fornecerá esse serviço, e considere também a efetividade do suporte antes de contratá-la. Verifique onde é o servidor de origem ou o ambiente VPS. Se essas consultas forem muito difíceis de fazer, provavelmente a empresa não é tão transparente e pode estar escondendo algum revés que tem o potencial de prejudica-lo no futuro.

Não deixe de compartilhar sua opinião e experiências com os diferentes tipos de hospedagem através da seção de comentários!

 



Você também vai gostar de:

Share This