web analytics

Como ter um site de sucesso? Muitas pessoas se perguntam isso quando vem a idéia de ter um site ou blog na internet. Não existe propriamente uma receita pronta para um site de sucesso, mas algumas dicas são obrigatórias.

A idéia

Tudo começa com uma idéia. Inicialmente, não precisa ser algo inédito e arrasador, mas vale a pena sentar e fazer um esboço sobre o tema do seu site, o diferencial, o público-alvo e o quanto você quer se dedicar a ele. Os detalhes técnicos ficam para um pouco depois disso.

Definir a idéia é um passo crucial: muitos sites e blogs “morrem” antes de um ano, porque o autor não soube definir bem o tema de que trataria, acabou falando sobre qualquer coisa, desistiu de escrever depois de algum tempo e tudo ficou por isso mesmo. Quanto estiver buscando uma idéia, pense em algo que você sabe fazer bem (no mundo virtual ou não), e pense em como você poderia ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Acredite, ninguém está interessado em saber se você acordou de mal-humor hoje ou não, mas as pessoas estão interessadas em aprender algo diferente, saber sua opinião sobre fatos relevantes ou produtos, e mesmo ler suas poesias ou apreciar sua arte visual. Ofereça algo interessante, e você terá leitores que voltam sempre ao site para saber das novidades.

Outra dica importante é tentar limitar o assunto. Quanto mais específico, melhor seu público, porque as pessoas encontrarão a informação que desejam. Por exemplo, há muitos blogs que falam sobre design, mas provavelmente nenhum que fale sobre design industrial holandês. Você pode ser o próximo especialista em um assunto!

Idéia em mãos… o que fazer depois?

Com a idéia pronta, e a vontade de escrever sobre ela (espera-se que sim!), o próximo passo é ter um site propriamente. O jeito mais fácil de começar é com um blog. Talvez você queira um site convencional no futuro, mas se você não faz idéia sobre como fazer um site ou não quer gastar centenas de reais com webdesigners nesse primeiro momento, é melhor começar com um blog. Blogs já vêm com dezenas de temas visuais prontos e serão suficientes para a maioria dos casos.

Há muitos serviços gratuitos de blogs na internet, mas você não irá querer um blog limitado. A melhor opção é usar um serviço de hospedagem profissional para ter seu próprio blog, e aproveitar para ter caixas de e-mail e outros serviços que só uma hospedagem de verdade oferece. Confira nosso famoso ranking das empresas de hospedagem para conhecer os melhores e mais acessíveis serviços de hospedagem. A maioria dos provedores de hospedagem têm instalador fácil de blogs, caixas de e-mail, estatísticas avançadas e vários recursos interessantes. Você pode colocar seu site comum nesse tipo de hospedagem também, se quiser.

Outra vantagem de uma hospedagem profissional, além do preço baixo, é o suporte técnico. Se você não tem conhecimentos técnicos sobre hospedagem, instalação de blogs e tudo que for relacionado, basta acionar o suporte para ter ajuda. Isso é impossível em serviços gratuitos! Sem contar que os blogs gratuitos não têm destaque nos sites de buscas, já que há milhares de pessoas usando esses serviços, e isso faz com que os sites gratuitos sejam menos interessantes para as buscas.


Você irá precisar também de um domínio, que é o endereço de internet fácil de lembrar que as pessoas usarão para chegar até você. Você pode conseguir um domínio com o mesmo serviço de hospedagem que você contratar por cerca de R$30 por ano (sim, por ano!). O momento de escolher o domínio é muito importate: tente escolher um nome pequeno e que diga sobre o quê é o blog ou site. Por exemplo, se o seu blog fosse sobre design industrial holandês, um bom nome de domínio seria “designholandes.com” ou algo parecido. Quanto menor e mais preciso for, melhor. Mas não se preocupe tanto com isso! Apenas escolha um nome bom para você. Observação: o nome de domínio não precisa ser o mesmo que o título do site ou blog! São duas coisas separadas.

Depois de preparar a idéia, registrar seu domínio e contratar a hospedagem, só falta colocar a “máquina” para funcionar. Saiba como instalar e configurar um blog WordPress.



Você também vai gostar de:

Share This