web analytics

Chega de enrolação: aprenda agora mesmo a usar o WordPress!

Apesar de possuir um sistema simples e user friendly, o WordPress pode ser uma plataforma um pouco complicada de usar para os usuários iniciantes ou com pouca experiência na construção e administração de um website. Logo, faremos um passo-a-passo básico de como usar o WordPress. Trataremos aqui de tarefas simples, desde logar até postar conteúdos variados.

 

 

1º PASSO: O Painel de Controle (Dashboard)

Dashboard WordPress

Todo o funcionamento do WordPress é centralizado num painel de controle denominado Dashboard. Você encontra os menus e todas as ferramentas para configurar cada um dos elementos do WordPress no Dashboard. O interessante é que o painel fornece uma visão geral do site chamada Right Now. Com ela, é possível definir como seu site está e como ele ficará após a publicação do conteúdo desejado (ou de quaisquer eventuais alterações que podem ser feitas). Em suma, você fará tudo no Dashboard, desde as atividades mais simples até as mais complexas.

 

 

2º PASSO: Publicar

Adicionar post no WordPress

O grande diferencial de seu website será o conteúdo. Pense sempre em publicações diferenciadas, que representem o que sua audiência deseja ver no site e, ao mesmo tempo, inovem. Lembre-se que, quanto mais postagens você fizer, mais familiarizado você ficará com o Dashboard do WordPress.

 

 

3º PASSO: Temas e plugins

 

Se você acompanha o Dicas de Hospedagem, provavelmente já leu algumas de nossas publicações sobre os melhores plugins para WordPress. Caso ainda não tenha visto, basta clicar nos links abaixo.

Plugins WordPress  Os melhores plugins de ecommerce para WordPress

Os melhores plugins para enquetes para WordPress

Os melhores plugins para backup automático para WordPress

Os melhores plugins para formulários de contato do WordPress

Os melhores plugins para galeria de fotos e imagens para WordPress

Os melhores plugins para mídias sociais para WordPress

Melhores ferramentas e plugins de SEO para WordPress

 

Como pode ver, há sempre um plugin para ajuda-lo a suprir uma determinada necessidade. Com o uso dos plugins, o WordPress torna-se ainda mais completo, o que aumenta exponencialmente seu leque de possibilidades.

Quanto aos temas, obviamente eles representam uma parte vital para o design do website. Entretanto, se concentrar muito nisso pode fazê-lo perder o foco. Lembre-se que o design do site pode atrair público, mas os visitantes permanecerão apenas se o conteúdo que você apresentar for proveitoso e inovador.

 

 

4º PASSO: Comece hoje!

 

Comece hojeSabemos que o grande vilão que impede o início de um site é a prorrogação constante. “Deixa pra amanhã”, é o que muitos dizem… Mas não faça o mesmo! Acredite, o WordPress é uma das plataformas mais completas e simples disponíveis, e é por isso que é considerada uma das melhores da atualidade. Sendo assim, comece seu site hoje!

Se o que te impede é o tema básico que o WordPress disponibiliza em seu formato padrão ou a ausência de plugins, esqueça isso! Não deixe de publicar conteúdos interessantes só por não ter o site exatamente como deseja. Isso vem com o tempo, e muitas das decisões podem ser influenciadas pelo público que seu site tem o potencial de formar.

Há diversas plataformas disponíveis na Internet. Ainda assim, o WordPress se destaca e conquista cada vez mais usuários. Logo, se tiver alguma dúvida ou sugestão sobre o WordPress e suas funcionalidades, não deixe de participar através dos comentários!

 



Você também vai gostar de:

Share This