web analytics

Velocidade de carregamento faz a diferença? A resposta mais intuitiva é sim. Naturalmente, páginas que carregam mais rapidamente têm mais chances de cativar seus visitantes e gerar mais interesse nos seus produtos ou serviços – se for o caso.

A grande realidade é que hospedagem rápida oferece uma importante vantagem sobre a concorrência. Esse é um dos fatores que tornam a experiência do usuário agradável, e que fazem clientes continuamente voltarem ao seu site. Mas não é só o fator humano que conta.

Recentemente, o Google oficialmente anunciou que a velocidade de carregamento de páginas web é relevante para o modo como a empresa olha para os sites, tanto com respeito à indexação no mecanismo de busca, quanto à posição dos anúncios veiculados pelo Adwords.

O blog oficial do Google diz: “Como nós, nossos usuários valorizam muito a velocidade – é por isso que decidimos levar a rapidez dos sites em consideração nos nossos resultados de busca”

Em pesquisa recente, a Forrester descobriu que 47% dos visitantes espera que uma página web carregue em apenas 2 segundos ou menos. Parece assustador, mas é a realidade: os seus visitantes querem velocidade, e não toleram páginas que se arrastam por muito tempo até que a barra de status indique que a operação foi concluída.

O Google diz: “velocidade ganha!”

O Google quer prover uma experiência de usuário bastante sólida, e portanto recompensa sites que o ajudam a obter esse efeito. Parte disso significa valorizar a velocidade de carregamento das páginas, em particular a página que o usuário acessa ao clicar em publicidade paga. Se seu site estiver lento, o Google irá dar uma nota menor, o que significa necessariamente mais custos com publicidade, já que você precisará oferecer valores mais altos por clique para ganhar da concorrência.

Servidores rápidos são, portanto, um fator crucial na campanha de popularização do seu site. Não importa se você usa publicidade por cliques (Adwords), ou apenas quer que seu site apareça em posições melhores nos resultados de buscas, a velocidade de carregamento do seu site vai influenciar no modo como o robô indexador do Google vê suas páginas, e também irá decidir se 79% dos seus visitantes vão voltar ao seu site uma próxima vez. Uma parcela considerável, não?

Nós já tratamos de velocidade antes, no Dicas de Hospedagem. Por exemplo, blogs WordPress às vezes ficam lentos – por melhor que seja a hospedagem -, e isso na maioria das vezes quer dizer má configuração ou falta de otimização. Aprenda a deixar seu blog WordPress mais rápido com nosso artigo.

Mas nem as melhores configurações ajudam se o seu provedor de hospedagem deixa a desejar. Nesse caso, considere mudar de serviço. Consulte nosso ranking de hospedagens, votado pelos próprios clientes de cada hospedagem. Quanto mais alto no ranking, melhor o provedor – em todos os sentidos: recursos técnicos, atendimento, velocidade dos servidores, etc. Se tiver dúvidas sobre qual escolher (mesmo olhando o ranking!), ou tiver necessidades mais específicas, consulte nossa seção de especialistas. É grátis!



Você também vai gostar de:

Share This