web analytics

Com o fim de 2012 cada vez mais próximo, já podemos fazer alguns balanços de fatos importantes que aconteceram no decorrer deste ano. Um deles sem dúvida é o fim oficial do domínio do Internet Explorer na web. É mais do que claro que essa hegemonia esteve de pé por tantos anos principalmente pelo incrível Market Share que a Microsoft tem em PCs. Resultado: usuários de novos computadores rodando Windows usam nativamente o navegador de Steve Balmer.

Contudo, o careca da Microsoft não contava com um super concorrente: Google. Com a chegada do Google Chrome – versão beta em 02 de setembro de 2008, com release em 11 de dezembro de 2008, o IE nunca mais teve sossego, como podemos ver no gráfico abaixo do StatCounter:

Navagadores - Estatísticas Globais

Fica claro que realmente o grande responsável pela queda do IE foi o Google Chrome, que atualmente tem Market Share global de 35,93%, enquanto que o IE tem 31,35%, e caindo. Fugindo um pouco dos gráficos, essa relação pode ser confirmada através do coeficiente de correlação entre as fatias de mercado históricas das duas concorrentes, que são incríveis -0,978!! Pra quem faltou às aulas de estatística, o coeficiente de correlação (de Pearson) varia de -1 a 1. Quanto mais próximo dos extremos, maior a relação entre as variáveis, ou seja, o grande vilão do navegador da Microsoft é o Google Chrome.

 

Ao  redor do mundo (últimos 3 meses)

 

StatCounter Global Stats
Top Browsers Per Country from Aug to Oct 2012

Source: StatCounter Global Stats – Browser Market Share


No Brasil (Julho/2008 – Novembro/2012)

Navagadores - Estatísticas Brasil

 

Nos Estados Unidos (Julho/2008 – Novembro/2012)

Na terra do Tio Sam as coisas parecem um pouco mais lentas. Historicamente há altíssima correlação entre Firefox e IE (muito próxima de -1), mas o Chrome vem aos poucos roubando mercado dos dois. Podem ter certeza que da próxima vez que comentarmos sobre Market Share dos navegadores nos EUA, o Google Chrome será o dominante!Navagadores - Estatísticas EUA


Você também vai gostar de:

Share This