web analytics

O WordPress é o sistema de gerenciamento de Conteúdo mais popular que existe. Por causa das inúmeras ferramentas existentes e facilidade de uso, o WordPress conquista fãs por todo o mundo. Porém, há outros bons CMS que utilizam a linguagem PHP (a mesma do WordPress). Por isso, hoje o Dicas de Hospedagem vai mostrar quais são estas ferramentas que podem ajudar você na administração da sua página na internet. Vamos falar das vantagens e desvantagens de cada um.

Geeklog: trata-se de um CMS muito completo. Ele pode trabalhar com o mySQL, PostgreSQL ou Microsoft SQL como base para os bancos de dados. Com o Geeklog, é possível trabalhar com fóruns, calendários, enquetes e também conta com ferramentas para administração de sites como exclusão de conteúdo em massa. Muito interessante para quem deseja ter um site complexo. Como desvantagem apresenta a limitação de idioma: o CMS só está disponível em inglês.  

Concrete5: Este Sistema de gerenciamento de conteúdo trabalha com código aberto em seu conteúdo. Ou seja, ele é gratuito e desenvolvido por uma comunidade (tal qual o WordPress). Como grande vantagem, ele apresenta a simplicidade de se trabalhar com as ferramentas. Só para ter uma ideia, é possível editar as imagines diretamente na interface do programa. Além disso, conta com boas ferramentas de SEO e também alguns recursos interessantes como a criação de pontos de restauração.  

Drupal: já apresentamos aqui no Dicas de Hospedagem uma postagem completa sobre o Drupal. O CMS já conquistou muitos clientes como os governos dos EUA e do Reino Unido. Um dos grandes trunfos do sistema é a possibilidade de executar diversos módulos. Só para ter uma ideia, o Drupal conta com cerca de 11 mil módulos para serem utilizados. Isto faz este CMS ser um dos prediletos para uso em e-commerces e sites mais elaborados.  

Joomla: outro sistema que também tem alcançado grande popularidade. Dos citados nesta postagem é o mais similar ao WordPress. É indicado para sites com grande quantidade de atualizações, principalmente em se tratando de conteúdo jornalístico. Também conta com uma grande quantidade de desenvolvedores, o que faz o CMS ser sempre bem cotado para a escolha na construção de sites. O Dicas de Hospedagem dedicou um artigo exclusivo sobre o Joomla

Usar e amar o WordPress não deve limitar o conhecimento dos administradores de sites em relação ao uso de outros Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo. Dependendo do projeto em que se tem de página de internet, é preciso buscar outras opções. De qualquer forma ainda indicamos o uso do WordPress para construções de páginas mais simples e para desenvolvedores que lançam mão de muitas ferramentas de otimização para sites de busca (SEO).



Você também vai gostar de:

Share This