web analytics

O WordPress é o CMS perfeito para webmasters que gostam de uma solução simples e objetivas. Fácil de mexer e com um grande número de plugins, o WP faz grande parte do trabalho de administração de um site. Inclusive em se tratando de SEO. Porém, há algumas ações que o homem ainda faz melhor do que a máquina. Por isso, o DdH vai mostrar quatro dicas para você deixar o seu site em WordPress ainda mais otimizado para o Google e outros buscadores. 

Práticas de SEO para WordPress

1 –  Ajeite a ordem dos títulos das postagens

Um dos pequenos problemas da pré-definição das tags de título no WP é a ordem em que os nomes das postagens aparecem para o Google. Normalmente elas aparecem Nome do Site + Título da Postagem. Isto é ruim por que os motores de busca só detectam os primeiros caracteres da frase para registro de busca. Além de  perder visitantes que buscam pelo conteúdo do seu texto, há também o risco do motor de busca acusar conteúdo duplicado. 

Para solucionar este problema, você pode usar o All In One SEO Pack. No programa, há uma opção para colocar o título que você vai querer da postagem e uma pequena descrição (que aparecerá no Google). Faça uso destes espaços e você verá a diferença. 

Se você estiver com o inglês afiado, veja esse vídeo explicativo sobre a instalação do All in One SEO Pack:

2 – Faça Meta Tags eficientes

A máquina não tem o talento humano de conseguir olhar o contexto de uma situação (pelo menos por enquanto). Isto é provado pela forma que as tags de uma postagem são criadas automaticamente pelo WordPress. Normalmente são palavras-chave genéricas e que não dizem muito sobre o conteúdo. O que você deve fazer é sempre colocar algumas palavras-chave que considera importante. O ideal é que você coloque umas duas palavras curtas e algumas long-tails (frases que são utilizadas para busca no Google). 

3 – Arrume o endereço da sua postagem

Quando um artigo é criado e publicado no WordPress, normalmente ele acaba ficando em um endereço gigantesco dentro do site. Isto é péssimo para SEO. Na hora de buscar o endereço, o motor de busca vai se deparar com diversos números desconexos. O lado bom que isto é fácil de arrumar. Você só precisa seguir esse caminho: 

– Vá ao Painel de Controle do WP

– Vá em configurações e Permalinks

– Lá você vai encontrar diversas opções. Procure Estrutura Personalizada e coloque a seguinte sequência:

% category %/%postname% ou /%postname%

Desta forma, a sua barra de endereço vai ficar muito mais legível no WordPress. 

4 – Use links no seu site

Sempre quando estiver escrevendo algo no seu site, utilize links para outras postagens em palavras relevantes. Isto vai ajudar e muito na navegação não só dos usuários como também dos sites de busca dentro da sua página. Não se esqueça de também utilizar plugins que mostram artigos relacionados em sua página. Isto melhorar e muito a experiência dos usuários no seu site. 

Seguindo estes quatro passos, o resto você pode deixar para o WordPress resolver!

 

Você usa alguma outra técnica para otimizar seu site em WordPress? 



Você também vai gostar de:

Share This