web analytics

Com que frequencia devo postar

Na publicação de hoje, abordaremos uma das maiores questões que envolvem o marketing de conteúdo: a frequência de postagem.

Vamos partir do princípio de que você tem em mãos um conteúdo relevante e diferenciado, e consegue escrever de uma maneira atraente para seus leitores. A dúvida que fica é a frequência com que esse conteúdo deve ser postado, ou seja, quantas vezes meu blog ou site deve ser atualizado e o período em que tal ação deve ser realizada.

A resposta, como sempre, varia de situação para situação. Vamos abordá-las com mais profundidade a seguir e esperamos que, ao final deste artigo, você consiga se enquadrar dentro de uma delas e, com isso, organizar de maneira mais efetiva a frequência de postagens em sua página.

 

Por que a frequência é importante?

Antes de entrarmos no mérito de discutir se seu blog ou site deve ser atualizado diariamente, semanalmente ou até mensalmente, é necessário deixar clara a importância na frequência das postagens. Se você determina que seu site será atualizado com novos conteúdos toda quinta-feira, por exemplo, seus visitantes aleatórios poderão se adaptar a essa frequência e, com isso, passar a serem frequentadores assíduos da página.

Em outras palavras, se você compartilha um novo conteúdo sem ter uma frequência pré-planejada, pode não atingir a audiência que a qualidade do conteúdo em questão traria. Logo, fica claro que não apenas a qualidade da publicação, mas a época em que ela é realizada pode impactar o seu tráfego e, consequentemente, seu SEO.

Antes de continuarmos, não deixe de verificar as tendências de 2015 para marketing de conteúdo e tenha uma ideia melhor dos assuntos que estão sendo abordados constantemente por blogs e sites especializados. Vale a pena se espelhar neles para moldar seu próprio conteúdo e, com isso, conquistar a atenção de uma audiência já avida por esse tipo de informação.

 

Como definir a frequência?

Vamos analisar agora o ponto chave dessa questão. A frequência com que novos conteúdos devem ser publicados depende diretamente de seu objetivo. Vamos supor, por exemplo ,que sua página dependa da quantidade de cliques em anúncios disponíveis nas postagens para faturar renda. Sendo assim, um ritmo mais frequente é bem vindo. Mais do que diariamente, o site pode até ser atualizado diversas vezes por dias; há alguns modelos presentes em sites como o Buzzfeed, por exemplo, em que esse tipo de atividade revela-se eficaz.

Para tal, é necessário que as publicações sejam mais curtas, ágeis e diretas. A objetividade em abordar a questão levantada pelo conteúdo é essencial e pode definir a qualidade do artigo por si só. Se você escreve sem esse objetivo e cria conteúdos frequentes e muito longos, pode afastar os usuários de sua página e, consequentemente, colocará a disposição um conteúdo de qualidade, porém sem uma audiência para acessá-lo e compartilhá-lo.

Existe o outro lado, porém, onde as postagens mais longas mostram-se mais efetivas. Nesses casos, esse tipo de publicação mostra-se ideal para a divulgação de um novo produto ou serviço da empresa, ou então a publicação de uma matéria que pode ser reaproveitada no futuro ou trazida a tona posteriormente, por possuir um tema vigente e constantemente comentado pela comunidade especializada em tecnologia. Artigos mais longos permitem uma abordagem mais profunda do assunto, o que pode trazer novos usuários ávidos por informações específicas que um artigo mais breve não contemplaria.

Nesse caso, a frequência de postagem deve ser um pouco mais contida. Se com artigos menores as atualizações poderiam ser realizadas mais de uma vez por dia, com as publicações longas a frequência pode cair para uma vez por semana ou mais, se os compartilhamentos e comentários na postagem se mantiverem por mais tempo.

Dessa maneira, você dá o devido tempo para que as pessoas leiam o artigo e o divulguem por você através das redes sociais.

Ressaltamos, porém, que é sempre válido escolher um dia específico para realizar a atualização, para que seu público mais fiel tenha acesso a novo conteúdo assim que o mesmo estiver no ar.

Em ambos os casos, vale a pena oferecer o serviço de inscrição para os usuários serem notificados sempre que um novo conteúdo for publicado, mas lembre-se que quanto mais frequentemente você postar, mais notificações de atualizações serão enviadas para seus usuários e isso pode ocasionar uma atividade similar ao spam. Mesmo que não seja essa sua intenção, os usuários ficarão com a caixa de entrada do e-mail cheia de mensagens enviadas automaticamente por seu site. Imagine como seria sua reação se algo similar acontecesse com você. Nem um pouco cômodo, certo?

 

Fatores que podem impactar a frequência.

Você já sabe sobre o que vai postar e, com isso, pensou na frequência ideal para o conteúdo ser publicado. Analisaremos, agora, os fatores que podem influenciar no desenvolvimento dessa atividade – que, por sua vez, impacta diretamente na frequência em que o marketing de conteúdo é praticado.

Conhecimento na área: você decide falar sobre um assunto, mas não possui um conhecimento pleno dele. Será que conseguirá explorá-lo mais profundamente e, com isso, desenvolver um artigo mais longo? Será que uma abordagem mais breve e, teoricamente, “amadora” não aproximaria você de um público iniciante e que ainda não detém tanto conhecimento na área? Muitas vezes, não conhecer sobre um determinado assunto pode ajudar a entender como o público reagiria diante de um artigo onde tal assunto é abordado e, dessa forma, é possível moldá-lo para atender essas demandas de maneira plena.

Disponibilidade: Lembre-se que seus horários definem a organização de suas atividades no blog ou site e, por isso, a disponibilidade deve ser levada em conta. De nada adianta você decidir que postará dez artigos novos por dia sendo que não possui o tempo hábil para fazê-lo. O conteúdo ficará devendo no quesito qualidade e, ao invés de se transformar numa referência na área, você afastará seu público através de um conteúdo raso e nem um pouco relevante.

Tanto numa situação como n’outra, contratar uma equipe de escritores e especialistas pode ajudar. Com uma equipe, é mais fácil administrar o tempo de postagem e a profundidade em que cada assunto será abordado. Mais do que isso, até mesmo o alcance da publicação pode ser medido e, com isso, torna-se possível elencar quais temas geram mais acessos e quais temas podem ser mais bem explorados a fim de conquistar novas audiências.

Você já começou a praticar o marketing de conteúdo? Considerou o quesito frequência difícil de administrar? Como seu público reage diante das publicações realizadas por você ou por sua equipe? Não deixe de compartilhar sua opinião com o pessoal do Dicas através da seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This