web analytics

A forma como a largura de banda ilimitada hospedagem inundou o mercado pode ter parecido que foi melhor coisa que já aconteceu. E isso é exatamente o que as empresas de web hosting  querem você pense. Mas será que esta campanha publicitária de marketing que você, sem dúvida, foi exposto, tem algum fundo de verdade?

Ou será que é realmente isso mesmo –  uma estratégia de marketing sedutora para atrair clientes? É tempo de que você tome conhecimento de alguns fatos básicos por trás desta questão quente, e este artigo tem por objetivo esclarecer as controvérsias em torno das hospedagens de banda ilimitada uma vez por todas.

O duplo sentido da largura de banda

Se quisermos ser precisos cerca de terminologias aqui, largura de banda é definida como a medição das taxas de transmissão de dados, também conhecida como taxa de transmissão de dados, ou mais precisamente, a velocidade de transmissão de dados ou transferência em redes de computadores ou ciência da computação, que é medido em termos de bits / segundo.

No entanto, os termos de “largura de banda digital “,  “banda da rede” ou simplesmente “banda” tem sido utilizados no mundo da hospedagem web. Quando as empresas de hospedagem se referem à largura de banda em seus pacotes de hospedagem, eles realmente significam “a transferência de dados” e não “taxa de transferência de dados”.

Assim, o segundo significado de “banda larga” surgiu: a quantidade de dados transferidos dentro de um determinado período de tempo – ou, mais especificamente, a quantidade máxima de dados que podem ser transferidos a cada mês a partir do espaço da web em uma conta de hospedagem. Esse segundo significado não se refere à velocidade com que os dados são ou podem ser transmitidos.

Serviço de Hospedagem Web como uma mercadoria?

Os elementos fundamentais de qualquer plano de hospedagem na web é o espaço em disco, que é o espaço adestinado à você no servidor web para armazenar seu site e  largura de banda, que é a quantidade que você tem disponível para transferir páginas web a partir do servidor web para todos os navegadores dos seus visitantes.

A “quantidade” de largura de banda que você necessita depende de dois fatores: o tamanho do seu site, e a popularidade de seu site, que traduzem o número de usuários que o visitam. Além disso, o tipo de download que os visitantes costumam realizar também deve ser considerado.

Porque “ILIMITADA” não é possível

As linhas de rede que “transportam dados em torno da web” que pode ser uma linha de fibra ótica, cabo de linha ou um simples fio de cobre têm uma capacidade finita e há um limite para a quantidade de dados que podem ser transferidos por estas linhas em um determinado momento. Além disso, o disco rígido de um servidor web tem uma quantidade limitada de espaço determinada pelo seu tamanho físico.

Portanto, é categoricamente impossível ter “algo” ilimitado em um ambiente com recursos limitados. “quantidades gigantescas de largura de banda” sim, mas não a largura de banda “ilimitada”. Então, agora você pode perguntar: por que  todas essas empresa de hospedagem oferecem largura de banda ilimitada então??? E mais importante, como elas conseguem passar em branco por isso?

Em breve publicaremos a Parte II, mostrando o lado das empresas de hospedagem!

[ViaHostdiscussion]



Você também vai gostar de:

Share This