Google anuncia busca mais “profunda”, privilegiando textos mais completos

Um dos segredos do Google é se reinventar constantemente. Antes apenas um site de busca, o Google inova com hospedagem de sites, o Google Drive e o Google Docs

Após implementar recentemente em seu mecanismo de consultas uma barra paralela à busca que apresenta informações e dados relacionados com a pesquisa que está sendo realizada, a empresa apresenta o in-depth.

Numa tradução livre, in-depth significa aprofundado. Resumidamente, os resultados de suas pesquisas serão mais completos, com diversas reportagens, publicações e textos dos mais variados sites, desde os menos conhecidos até os grandes portais de informação.

 

 

“Para compreender um tópico, às vezes precisamos de mais do que uma resposta rápida”

 

A frase acima foi dita pelo funcionário do Google Pandu Nayak. De acordo com ele, se compararmos as pesquisas feitas pelos usuários com as notícias diárias e relevantes que permeiam a web, muito pouco é de fato aproveitado – em torno de 10%! Logo, notou-se a necessidade de correlacionar assuntos relevantes de nosso cotidiano com as necessidades dos internautas em suas buscas pelo mecanismo de pesquisa do Google.

Um ponto positivo na nova tecnologia in-depth é que a validade da informação será estendida.  Uma publicação não ficará perdida em meio a tantas outras; ao invés disso, elas surgirão como resultados das buscas feitas no Google, dependendo do assunto pesquisado.

Artigos in-depth google

 

Vamos compreender melhor?

 

O próprio Google sugeriu os seguintes exemplos: censura, amor e felicidade. Se fizermos uma busca com esses três temas, que tipo de resultado surgirá?

No caso de censura, o primeiro resultado é uma definição da palavra pelo Wikipedia. Com as pesquisas in-depth, teremos acesso a outros conteúdos interessantes como o envolvimento do Wikipedia no movimento contra a censura na China, link obtido diretamente do site do Estadão.

Palavras como amor e felicidade são ainda mais gerais. Entretanto, ao invés daquelas definições previsíveis e estáticas do tipo “o que é”, o resultado in-depth trará informações recentes e atualizadas que envolvem diretamente esses temas.

 

 

E o que muda?

 

Num primeiro momento, o Google estuda os temas que melhor se encaixam com a nova tecnologia in-depth. As modificações aparecerão com o passar dos dias. Os resultados in-depth surgirão na barra principal da pesquisa, ou seja, não estarão na tela como algo meramente complementar. Esse destaque para informações atuais e relevantes é, inclusive, um dos diferenciais do in-depth!

O que você acha dessa mudança? Acredita que ela trará resultados positivos para suas buscas? Não se esqueça de participar do Dicas através dos comentários!

 

Precisa de ajuda para escolher uma hospedagem?

Nossa inteligência artificial vai te ajudar a escolher, sem enrolação, a melhor opção pra você:


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *