web analytics

Um dos segredos do Google é se reinventar constantemente. Antes apenas um site de busca, o Google inova com hospedagem de sites, o Google Drive e o Google Docs

Após implementar recentemente em seu mecanismo de consultas uma barra paralela à busca que apresenta informações e dados relacionados com a pesquisa que está sendo realizada, a empresa apresenta o in-depth.

Numa tradução livre, in-depth significa aprofundado. Resumidamente, os resultados de suas pesquisas serão mais completos, com diversas reportagens, publicações e textos dos mais variados sites, desde os menos conhecidos até os grandes portais de informação.

 

 

“Para compreender um tópico, às vezes precisamos de mais do que uma resposta rápida”

 

A frase acima foi dita pelo funcionário do Google Pandu Nayak. De acordo com ele, se compararmos as pesquisas feitas pelos usuários com as notícias diárias e relevantes que permeiam a web, muito pouco é de fato aproveitado – em torno de 10%! Logo, notou-se a necessidade de correlacionar assuntos relevantes de nosso cotidiano com as necessidades dos internautas em suas buscas pelo mecanismo de pesquisa do Google.

Um ponto positivo na nova tecnologia in-depth é que a validade da informação será estendida.  Uma publicação não ficará perdida em meio a tantas outras; ao invés disso, elas surgirão como resultados das buscas feitas no Google, dependendo do assunto pesquisado.

Artigos in-depth google

 

Vamos compreender melhor?

 

O próprio Google sugeriu os seguintes exemplos: censura, amor e felicidade. Se fizermos uma busca com esses três temas, que tipo de resultado surgirá?

No caso de censura, o primeiro resultado é uma definição da palavra pelo Wikipedia. Com as pesquisas in-depth, teremos acesso a outros conteúdos interessantes como o envolvimento do Wikipedia no movimento contra a censura na China, link obtido diretamente do site do Estadão.

Palavras como amor e felicidade são ainda mais gerais. Entretanto, ao invés daquelas definições previsíveis e estáticas do tipo “o que é”, o resultado in-depth trará informações recentes e atualizadas que envolvem diretamente esses temas.

 

 

E o que muda?

 

Num primeiro momento, o Google estuda os temas que melhor se encaixam com a nova tecnologia in-depth. As modificações aparecerão com o passar dos dias. Os resultados in-depth surgirão na barra principal da pesquisa, ou seja, não estarão na tela como algo meramente complementar. Esse destaque para informações atuais e relevantes é, inclusive, um dos diferenciais do in-depth!

O que você acha dessa mudança? Acredita que ela trará resultados positivos para suas buscas? Não se esqueça de participar do Dicas através dos comentários!

 



Você também vai gostar de:

Share This