web analytics

O Google Sandbox é a teoria de que o ranqueamento de novos websites demora um pouco, pois são colocados temporariamente naquilo que é conhecido como sandbox. A liberação destes sites para fora da “caixa de areia” pode levar dias, semanas ou mesmo meses, colocando vários novos sites em extrema desvantagem para a concorrência com os já existentes.

Por que isso ocorre?

Um dos principais motivos para as novas instalações para a sandbox é devido a práticas blackhat. Estas práticas incluem a criação de conteúdo duplicado, artifícios relacionados à palavras-chave, e de compra de links. Tudo isso otimiza um site, mas não dá embasamento para uma pesquisa orientada.
O resultado de esses sites falsos estarem bem ranqueados é um declínio geral na qualidade dos resultados de pesquisas. Dessa forma o Google potencialmente coloca uma restrição para eliminar estes sites e manter sua máquina de buscas organizada, para que os usuários possam encontrar a informação exata que estão procurando.

Limitando o efeito da Sandbox

Como um novo webmaster, pode ser prejudicial para a empresa ser imediatamente alocado no Google Sandbox. Felizmente, existem alguns métodos que podem ajudar uma página que não pretende usar de práticas blackhat. Essas técnicas incluem:

  1. Comprar domínios expirados;
  2. Realizar planejamento adequado;
  3. Não concentrar-se em palavras-chave populares;
  4. Crie conteúdo de qualidade e consiga bons links.

1. Comprar domínios expirados

Se você comprar um domínio antigo ou expirado, será menos provável  que o Google coloque na caixa de areia, uma vez que ele já foi usado antes. Esta pode ser uma vantagem enorme na condução dos negócios de nicho, pois a necessidade de ser o primeiro no mercado é extremamente importante.

2. Realizar planejamento adequado

Publicar algumas páginas (conteúdo novo) por vez em oposição a todo o site de uma só vez pode ser vantajoso. O Google irá ver estas essas páginas e lentamente a indexá-las. Conforme o tempo passa e o site é concluído, já haverá muitas páginas indexadas.

3. Não concentrar-se em palavras-chave populares

Apesar da prática de palavras-chave populares indexarem o site, é pouco provável que você seja encontrado nas primeiras páginas das buscas. Conseqüentemente, utilizando palavras-chave menos populares resultará no ranqueamento do site nas primeiras páginas, devido à menor concorrência.

4. Crie conteúdo de qualidade e consiga bons links

Conteúdo de alta qualidade, novo, relevante, combinado à boas ligações a partir de fontes respeitáveis ajudará significativamente o page rank do seu site. Construindo links gradualmente, o site pode ser classificado de forma consistente no topo, após algum tempo. Links de .gov .mil e .edu não são filtrados pelo Google e são fontes excelentes.

Embora o Google Sandbox possa dificultar uma nova empresa, também não é o fim do mundo. Há muitos outros motores de busca disponíveis, que devem ser utilizados, enquanto o tempo passa para indexar um site no Google. Com o tempo, paciência e bom método de SEO, seu site pode estar no topo da lista.

E você? Já foi penalizado e mandado pro Sandbox? Teve problemas com PR?

[via: webhostinggeeks]



Você também vai gostar de:

Share This