web analytics

O Google é conhecido como o rei dos sites de busca, principalmente por causa do algoritmo patenteado que é utilizado para indexar e classificar toda a internet de forma eficaz. A cada dois meses, o Google faz alguns ajustes importantes para manter esse algoritmo relevante e poderoso.  Durante meses, o Google tem falado sobre uma grande mudança de infra-estrutura que irá alterar a maneira como os resultados de pesquisa do Google são entregues. Essa mudança foi chamada de “The Caffeine Update” (algo como “atualização cafeína”).


O que esta atualização vai fazer, afinal?

É importante salientar que a atualização “de cafeína” não vai mudar a forma como a página do Google se parece ou se comporta. Na verdade, o Google afirmou que a maioria das pessoas nem notará a diferença. A atualização é basicamente uma completa limpeza e reforma dos “gabinetes de arquivos” do Google. Em outras palavras, o Google está mudando o modo como ele armazena informações e catálogos para ser capaz de expandir sua base de dados já imensa. O que não está claro é como essa mudança irá afetar resultados de pesquisas e rankings – e se isso vai mesmo acontecer. Testes preliminares mostram que não há diferença entre os resultados de busca do Google atual e da versão beta da atualização que está por vir.

Vai afetar os posicionamentos?

Até agora não houve qualquer indicação de que o pagerank dos sites será afetado, especialmente considerando o teste que foi realizado por profissionais de SEO (otimização para sites de busca) no ano passado. Assim, os proprietários de sites que estão preocupados com a perda de ranking devido à nova atualização não têm nada a temer – uma excelente notícia, decerto. O Google reconhece a importância do posicionamento nos resultados de busca para donos de empresas on-line e de marketing, e não está tomando medidas para frustrar os esforços honestos de otimização de buscas.

Muitas pessoas acreditam que por causa da atualização MayDay, que afetou as palavras-chave longas, a atualização “cafeína” vai se debruçar sobre esse aspecto e causar danos no ranking dos domínios com palavras-chave longas. Até o momento, não há estudos que fundamentem essas afirmações e preocupações.

O Google irá dar mais detalhes sobre a atualização?

Infelizmente, o Google é muito “discreto” sobre mudanças em seu algoritmo de busca, pois não quer que o público faça tentativas de manipular resultados de pesquisa decifrando seu algoritmo patenteado. Assim, há pouca informação disponível sobre qualquer atualização do Google. No entanto, o Google informações limitadas sobre as mudanças básicas que são feitas durante uma atualização.

É provável que a maioria das informações reveladoras serão encontradas meses depois da atualização, por meio de testes realizados por empresas de marketing e otimização de busca. Se você é um webmaster que possui muitos sites, pode ser capaz de começar a executar análises e testes que poderiam render alguma informação valiosa sobre as mudanças que se reflitirão nos próximos meses.

De todo modo, a atualização do algoritmo traz o mesmo efeito usual: resultados melhores para os usuários, e pesadelos para os webmasters e profissionais de SEO. É assim que a cadeia produtiva se mantém na web – e é assim que empregos na área de SEO se tornam mais promissores a cada dia.



Você também vai gostar de:

Share This