web analytics

Um dos fatores mais importantes em uma página de internet é a navegabilidade que ela pode oferecer aos usuários. Um visual bonito também pode ser a diferença entre sucesso e fracasso em se tratando de uma página na web. Porém, como conseguir descobrir qual o layout de página que mais agrada o público? Existem alguns métodos que podem ajudar na descoberta da melhor formatação de página. Um deles é o teste A/B. Hoje no Dicas de Hospedagem vamos falar um pouco sobre este método. 

O teste A/B nada mais é do que a criação de duas ou mais versões de um site. Através destas versões diferentes, os webmasters conseguem mensuram quais páginas têm mais aceitação perante o público. Os principais elementos que são analisados em um teste A/B estão relacionados a navegabilidade dos usuários na página como tempo de permanência no site, número de páginas visitadas e cliques em anúncios ou compras no site. 

Vamos dar um exemplo de teste A/B: digamos que você está pensando em mudar radicalmente o layout do seu site, mas tem medo de o fazer porque este layout rende bastante cliques em anúncios. Fazendo o teste A/B, você pode criar uma versão do seu site que será acessada por alguns dos visitantes do site. O resultado do layout teste poderá ser comparado através de ferramentas como o Google Analytics. Digamos que neste exemplo o número de cliques em anúncios se manteve, mas a quantidade de visualizações de páginas diminuiu. 

Em casos como este, ainda há a possibilidade de ir ajustando o layout de forma que o site fique com o layout otimizado. A possibilidade de testes comparativos são infinitas e devem ser feitas a exaustão até ser encontrado o layout perfeito. Depois que este for encontrado, aí sim. Você pode trocar tranquilamente o visual do seu site. Os testes A/B também podem ser utilizados em anúncios (como os utilizados no Adwords) e em formatação de e-mail marketing. 

Este infográfico ilustra bem o funcionamento de um teste A/B:

Infográfico funcionamento do Teste A/B

 

Google Website Optimizer: o principal serviço de teste A/B

 

Há diversos tipos de serviços para você realizar um teste A/B no seu site. A maioria deles é pago. Para quem deseja um serviço de qualidade e gratuito pode utilizar o Google Website Optimizer. Para utilizar este serviço, você só precisa acessar o endereço Google Website Optimizer com o login da sua conta no Google Analytics. Em seguida, você precisa colar código HTML no seu site e colocar as seções que você vai testar.

Pronto, agora é só esperar os resultados e achar o layout perfeito para você!



Você também vai gostar de:

Share This