web analytics

Vamos admitir: a Internet não é mais o mar de rosas de antes, onde tudo podia ser feito sem que houvesse consequências consideráveis. O mundo da Internet é selvagem e imprevisível nos dias de hoje, e se você não for cuidadoso, seu site pode ser o paraíso dos invasores, apenas esperando a oportunidade de ser hackeado.

Mantendo o site e o servidor seguros

Ainda assim, há algumas medidas que você pode tomar para salvaguardar seu ganha-pão. Em primeiro lugar, simplesmente admitir que você precisa manter seu servidor seguro é um bom ponto de partida. A partir daí, vale a pena pensar no modo como você gerencia seu site. Se você estiver fazendo qualquer coisa errada, pode estar deixando seu site vulnerável. Com isso em mente, confira alguns dos erros mais comuns em segurança, que podem reduzir dramaticamente a segurança do seu site:

A sua senha é forte o suficiente?

Ainda que pareça óbvio, é difícil convencer as pessoas da importância de uma senha segura. Não importa o quanto você imagine que sua senha seja segura e única, se ela contém uma palavra ou termo comuns (ditas de “dicionário”), então ela já não é segura o suficiente para ser usada na web. A maioria dos hackers usa software que tenta adivinhar sua senha justamente a partir de palavras e termos comuns, mas na maioria das vezes eles sequer precisam ir tão longe. Certifique-se de que a sua senha seja forte, e que contenha:

  • Letras maiúsculas e minúsculas
  • Números
  • Símbolos como [%]*{^}+=?!”

O número de permutações possíveis para uma senha assim é grande até mesmo para programas sofisticados quebrarem, deixando sua propriedade web bem mais segura.

Preserve o root!

Não há motivo justificável para que você precise fazer login como root o tempo todo no seu servidor. Não importa quão poderoso isso o faz se sentir, mas é uma coisa que deve ser evitada, porque deixar o acesso de sua conta aberto desse modo é o mesmo que anunciar no seu site algo como “invada-me, por favor!” Do mesmo modo, se suas contas SSH permitem acesso root direto, você deve mudar isso imediatamente. Ter esse nível de controle disponível o tempo todo não é nada saudável, e pode comprometer seu site e servidor muito rapidamente!

Conheça o seu tráfego

Por fim, não seja negligente com o seu tráfego, e aprenda com o fluxo do seu site. Saiba de onde e de quem seu tráfego geralmente vem, e fique atento a qualquer mudança súbita neste padrão. Se você identificar um usuário proveniente de um lugar suspeito, monitore a situação atentamente. O melhor remédio é sempre a prevenção, e em se tratando da segurança do seu site e do seu servidor, isso pode ser a diferença entre um negócio lucrativo ou uma reputação manchada!

E você, tem dicas e segurança que usa para garantir que tudo esteja bem com o seu site? Compartilhe nos comentários!



Você também vai gostar de:

Share This