web analytics

O WordPress é o CMS mais simples e fácil de mexer. Por causa disto acaba sendo o sistema de gerenciamento de sites mais popular em se tratando de domínios próprios. E também um dos mais visados por invasores na web. Este é um grande motivo para você estar atento à segurança no seu site. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas valiosas de como manter o seu WordPress mais seguro. 

Dicas de Seguranca para WordPress

Tenha muito cuidado com o que você instala no seu site

Existem algumas ferramentas e plugins que a primeira vista podem ser muito úteis para serem utilizadas em um site, mas que escondem um grande perigo. É preciso tomar muito cuidado com o que você instala. Opte por instalar plugins que estão no diretório do próprio WordPress. Isto será melhor para a sua segurança. 

 

Proteja o Wp-admin.php e o Wp-config

Para ter mais segurança, você pode proteger o acesso ao Wp-admin.php utilizando o código 600 ao invés dos códigos de acesso 755 ou 644. Já na Wp-config, você pode adicionar mais proteção colocando uma nova senha. Há tutorial da HostDime de como fazer no vídeo abaixo:

Não deixe o Google indexar páginas indesejadas

Não é de interesse de ninguém ter a página de administração indexada pelo Google. Para não deixar que isto aconteça, você precisa usar o Disallow destas páginas no robots.txt. 

 

Cuide com as senhas que você vai utilizar no WordPress

O seu site é um tesouro. Você não deixaria o seu tesouro a mostra para os ladrões, não é verdade? Pois é isto que fazem as pessoas que usam senhas óbvias como “1234” ou “0000”. Não se esqueça de utilizar uma senha que tenha números e letras e que tenha no mínimo 8 caracteres.  

 

Deixe sempre o seu WordPress atualizado

Os hackers estão sempre se atualizando. E os desenvolvedores do CMS tentam conter os invasores com novas versões do WordPress. Por isso, deixar a sua versão do CMS desatualizada pode significar que o seu site está desprotegido de técnicas novas de invasão. Fique atento e mantenha o seu CMS sempre atualizado. 

 

Faça sempre backup do seu conteúdo

O backup é uma medida de segurança extra. Mesmo webmasters que tomam todos os cuidados ainda podem sofrer invasões nos sites e perderem conteúdo valioso. Se você tiver um backup diário, estes danos vão ser muito minimizados. Algumas empresas de hospedagem já incluem backup dos sites nos planos. Veja quais são no nosso ranking de hospedagem de sites

 

Escolha a hospedagem de sites que lhe pareça mais confiável

Último e não menos importante. É preciso pesquisar o histórico da empresa de hospedagem de sites que você vai contratar. Saber se já soube invasão nos servidores da empresa e se tem pessoas reclamando. É sempre bom dar uma pesquisada no Google com o termo “invasão servidores + nome da empresa” e também procurar em sites como o Reclame Aqui. E claro, pesquisar o nível de segurança da empresa em sites especializados como o DdH

 

Seguindo estas dicas, certamente seu site em WordPress ficará muito mais seguro. 



Você também vai gostar de:

Share This