web analytics

Se que você já tem um domínio e um lugar para hospedar seu blog, é hora de instalar o WordPress.

O WordPress é o mais popular programa de blogs disponível, e também o mais fácil de usar.

Neste tutorial, vamos ativar uma conta do WordPress na sua hospedagem. Utilizaremos as configurações do painel cPanel, disponível na maioria dos serviços de hospedagem. Se você ainda não tem hospedagem, escolha uma no nosso famoso ranking dos melhores serviços de hospedagem de sites.

1) Faça o login na sua conta no painel de hospedagem. Feito isso, desça até a parte de “Software/Serviços” e clique no botão “Fantastico de Luxe”. O ícone é como este:

Fantastico de Luxe

2) Com isso, você terá acessado o Fantastico de Luxe, que é o instalador de scripts da sua hospedagem. O Fantastico de Luxe oferece dezenas de outros programas para você instalar com apenas alguns cliques. Para continuar, selecione “WordPress” no menu à esquerda:

fantastico-wordpress

3) Aparecerá uma tela de apresentação do WordPress. Clique em “New instalation” para criar um novo blog.

Fantastico-new-installation

4) No próximo passo, serão pedidas algumas informações importantes. A primeira delas é o diretório em que o blog será instalado. Se você quiser que o blog seja sua página principal, e que seja acessado quando alguém digita seu domínio no navegador, deixe o campo “Install in directory” em branco. Se quer que o blog fique em uma pasta (como nosso exemplo na figura), digite o nome de um diretório de sua preferência. Ele será criado automaticamente.

No próximo campo, digite apenas ‘admin’, e depois uma senha de sua preferência (e que você vá lembrar!). Nos campos de ‘Base configuration’, digite ‘admin’ para o campo ‘Admin nickname’ e seu e-mail para o campo ‘Admin e-mail’. Em ‘Site name’, escolha o título do seu blog, e logo abaixo uma curta descrição. Isso pode ser mudado depois, então não se preocupe em ser detalhista! Você deverá ter uma tela parecida com esta:

Captura de tela 2010-02-21 às 01.45.31

5) Clique em “Install WordPress” para prosseguir com a instalação. Você será apresentado às informações que digitou para conferir.  Simplesmente clique em “Finish installation” para finalizar a instalação do seu blog.

6) Pronto!  Seu blog WordPress foi instalado! O painel apresenta um link para você acessar a administração do blog e começar logo a postar. Grave esse endereço! O usuário e a senha pedidos são aqueles que você usou na instalação. Importante: ao final da instalação, no campo “Email the details of this installation to:”, digite seu e-mail de novo e clique em “Send e-mail”. O programa enviará a você todos os detalhes da instalação por e-mail, caso você se esqueça de algo depois.

7) Preparado para começar a postar seus artigos no novo blog? No nosso próximo artigo, trataremos dos aspectos básicos do WordPress – configurações, temas, e seu primeiro post.

8) Você sempre tem a opção de pedir que o suporte técnico da hospedagem instale o blog para você. Assim, você não precisa lidar com detalhes técnicos, e pode pedir inclusive que um blog já existente seja migrado para a sua hospedagem. Para pedir a instalação, acesse o painel da hospedagem, vá até o final da página e clique em ‘Sumitir um pedido de suporte’.  Digite uma mensagem como a abaixo e clique em “Submit”. O suporte fará o trabalho e retornará em breve.

Captura de tela 2010-02-21 às 01.57.38

Desejamos todo o sucesso ao seu novo blog! Conte sempre com o suporte técnico da sua hospedagem para esclarecer qualquer dúvida!

Este artigo é um guest post da Mais Barato Impossível.



Você também vai gostar de:

Share This