web analytics

Você está em um plano de hospedagem, mas de repente resolve trocar de empresa de host. Há muitos motivos para trocar de empresa de hospedagem: preço, qualidade, capacidade, entre outros. Porém, há um grande empecilho na troca da empresa. Você também vai ter de trocar de painel de controle na hospedagem. Você sabe quais seriam as principais coisas que teria de fazer? Se não sabe, então o Dicas de Hospedagem vai explicar

Para quem não sabe (quase todo mundo que administra um site sabe) o que é Painel de Controle, trata-se da área de administração de um site. Lá que você vai ter de instalar, entre outros elementos, o CMS. Normalmente, as hospedagens de sites utilizam dois Painéis de Controle padrão: o cPanel e o Plesk. Já algumas hospedagens como o UOL Host, utilizam um painel de controle próprio. Você pode conferir quais são os painéis de controle utilizados pelos Hosts no Ranking de Hospedagem do Dicas de Hospedagem. 

Troca de Painel de controle

Trocar de painel de controle é algo muito raro, visto que a maioria das empresas de hospedagem utiliza um mesmo padrão para este tipo de ferramenta. Ela acontece normalmente se você está utilizando um painel de controle próprio do tipo UOL. Neste caso, você precisa tomar alguns cuidados na hora fazer a troca desta ferramenta. Não se trata de uma tarefa simples. É preciso pensar muitas vezes antes de se decidir pela troca da ferramenta de administração do site. 

Se os painéis de controle forem compatíveis como no caso do Plesk e o cPanel, então a missão é muito mais simples. Lembrando que o cPanel é o painel de controle mais utilizado em hospedagens Linux e o Plesk é o mais utilizado em hospedagens Windows. No caso de trocas de um para o outro sistema, você vai ter que cuidar com alguns detalhes de configuração. Isto pode ser feito no arquivo configure.php. As principais modificações são em relação às ferramentas que você vai utilizar como servidor e CMS. 

Outros tipos de mudanças já são mais complicados de se fazer. Principalmente se as linguagens utilizadas forem totalmente diferentes. Algumas empresas de hospedagem de sites oferecem suporte para você fazer estas mudanças no site. Verifique quais são as que podem te ajudar. Faça uma pesquisa também em relação ao novo painel de controle que você vai utilizar. Como se trata de uma grande mudança, é preciso pensar muitas vezes antes de trocar o painel de controle. 

Há de se ponderar se você tem mais de um site ou mesmo se hospeda a sua página em vários locais diferentes. Neste caso, todo o procedimento de cada página terá de ser feita individualmente. Lembrando que dependendo das trocas que você fizer no site, poderão haver alguns erros de formatação como por exemplo nas fontes do seu site. Se você já trocou de painel de controle, conte para a gente como foi a sua experiência. 



Você também vai gostar de:

Share This