web analytics

A otimização de sites para motores de busca (SEO) é um dos grandes caminhos para se conseguir audiência em uma página da web. Mesmo assim, ainda parece que muitas empresas não enxergaram o potencial que os sites de busca têm para fazer um site conquistar o sucesso. Uma pesquisa promovida pela empresa britânica de hospedagem de sites Fasthosts afirma que 41%  das empresas que têm negócios na internet não investem um centavo em SEO.

Segundo a pesquisa, dois motivos levam as empresas britânicas a não investirem em SEO: a falta de conhecimento da existência de práticas de marketing para motores de busca ou o desejo de não gastar dinheiro com otimização para sites como Google ou Yahoo. Das empresas pesquisadas, 28% não mostravam nenhum conhecimento em formas de análise de tráfego na web como, por exemplo, o Google Analytics.

A mesma pesquisa também afirmou que apenas 23% das empresas que têm domínios na internet investem em formas de comunicação direta com os clientes através das redes sociais. Este panorama mostra como estas empresas não utilizam bem o potencial da web, já os números mostram que a maioria do tráfego da internet vem dos sites de busca e que a melhor forma de interação na web tem sido através das redes sociais como o Twitter e o Facebook.

Apesar de a pesquisa ter sido feita no Reino Unido, podemos notar que o panorama no Brasil não é muito diferente – e pode ser ainda mais “grave”. Mesmo com o surgimento de e-commerces e crescimento dos negócios na web por aqui, as empresas que têm sedes “físicas” ainda parecem não estarem atentas aos “segredos” da web como o SEO e trabalho em redes sociais. Não é difícil encontrar sites corporativos sem a mínima preocupação em utilizar técnicas para dar relevância aos domínios nos motores de busca.

Saiba o que é SEO e a importância dele para o sucesso de um site

Se você ainda não sabe, SEO é a sigla de Search Engine Optimization, traduzida para português como otimização para motores de busca. Trata-se de uma série de técnicas e estratégias que ajudam a deixam um site mais bem colocado em páginas de buscadores. Em outras palavras, é uma incessante tentativa de colocar um site na primeira página do Google.

O SEO é de suma importância para a sobrevivência de um site na internet, já que (como foi dito antes) sites como o Google são na maioria das vezes o principal caminho para se chegar a um endereço na internet. A dificuldade de muitos usuários de decorarem um endereço na web e o grande número de opções que um site de busca traz para quem o usa a fazem os motores de busca merecerem a devida atenção.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre técnicas SEO consulte os artigos do Dicas de Hospedagem sobre estratégias de SEO e alguns passos básicos para otimização para sites de busca.

E você, usa técnicas SEO em seu site ou blog?



Você também vai gostar de:

Share This