web analytics

Conheça os melhores plugins para páginas em construção!

Para compreender como uma página do tipo “em breve” ou coming soon em inglês é importante, aqui vai um exemplo bem prático: quantas placas e avisos de “em breve” já despertaram sua atenção pelas ruas da sua cidade? Você nunca ficou curioso para descobrir o que seria o estabelecimento em questão e quanto tempo o mesmo levaria para ser construído? Não tentava voltar só para ver o progresso do lugar?

O mesmo pode acontecer com um website. Ao invés de simplesmente coloca-lo no ar sem aviso prévio, pode-se criar uma página de lançamento para informar os usuários que, logo mais, o site estará disponível na web. Dentre as diversas vantagens que o “em breve” oferece, está a mais óbvia de todas: a informação. Mesmo que indiretamente, você estará informando seus visitantes em potencial sobre seus produtos e serviços antes mesmo do lançamento do website.

Agora, você deve estar pensando naquelas páginas simples dos anos 90, com o “em construção” escrito entre cliparts de homenzinhos com chapéus de operários, não é? Bem, se você ao menos pensar em disponibilizar uma página de lançamento desse tipo, talvez seja melhor não colocar página nenhuma no ar. Primeiro, porque atribui uma imagem amadora e obsoleta; segundo, porque parece que seu site está parado no tempo – e, numa época em que as mudanças acontecem do dia pra noite, isso é muito prejudicial.

 

 

A relação da página “em breve” com SEO

 

Não é segredo que praticamente todos os elementos da Internet podem se aliar a SEO e ajudar seu site a subir posições no ranking do Google. Estamos falando de mídias sociais, linkagem interna, bounce rate, marketing de conteúdo, dentre outros. Logo, as páginas de lançamento também ajudam a otimização de sites? Sim!

Pense bem: você possui uma empresa que oferece algum tipo de consultoria, ou então colocará no ar uma loja virtual de produtos eletrônicos. Se os usuários digitarem termos semelhantes aos citados nas pesquisas, seu site aparecerá na busca e ganhará alguns cliques mesmo que ainda não esteja pronto. Ele ganhará posições nos buscadores mesmo possuindo apenas uma página de lançamento! Veja o que diz Matt Cutts, do Google:


Entretanto, tenha cuidado! Se a página “em breve” for como o exemplo que demos anteriormente – as imagens de clipart com uma propaganda qualquer de estreia – talvez o usuário nunca mais acesse seu site. Logo, algo que poderia ser positivo estará afastando visitantes antes mesmo do lançamento do site.

 

 

Vamos fazer direito?

 

Daremos agora uma dica para os usuários do WordPress, uma das melhores plataformas para construção de sites da atualidade. Você não precisa ser um designer renomado para criar uma página “em breve” funcional e criativa. Basta ter os plugins necessários e pronto! O WordPress fica ainda mais completo com os plugins, e é óbvio que, dentre tantos disponíveis, estão os plugins voltados para criação de páginas do tipo “em breve”.

 

Maintenance mode

Plugin Maintenance Mode

Possui um design simples que permite inserir textos juntamente de um contador que faz a contagem regressiva para o lançamento do website. O interessante é que, para quem possui algum conhecimento de CSS ou HTML, o plugin permite uma customização ainda maior. Logo, ele é voltado tanto para os iniciantes como para os usuários mais experientes.

 

Ultimate Coming Soon Page

Plugin seedprod

Esse plugin é semelhante ao Maintenance mode. A diferença é que a gama de possibilidades é ainda maior. Além de todas as funções básicas que um plugin de página de lançamento deve ter, o Ultimate Coming Soon Page possui diversas outras ferramentas apropriadas tanto para iniciantes como para os usuários mais experientes. Dentre elas, destaca-se a ferramenta de e-mails. Com ela, os usuários que visitam seu site podem se inscrever deixando seus respectivos e-mails. Dessa maneira, quando o site for lançado, eles receberão uma notificação via endereço eletrônico. Futuras promoções em produtos e serviços também podem ser enviadas também por e-mail. Tome cuidado, entretanto, para não encher a caixa de entrada dos usuários com spams desnecessários. Isso pode causar o efeito contrário ao desejado!

 

LaunchRock

LaunchRock

Esse plugin é apropriado não apenas para WordPress; se você utiliza outra plataforma, poderá usar as ferramentas do LaunchRock também. Dentre as diversas funcionalidades, as mais interessantes são: inclusão de botões para compartilhar a página de lançamento nas mídias sociais, instalação do Google Analytics para monitorar as visitas, links para seus perfis nas redes sociais e a criação de uma lista de e-mails similar à do plugin Ultimate Coming Soon Page. Se você ainda não possui um domínio, pode registrá-lo diretamente no site do LaunchRock.

 

Em suma, antes de se dedicar integralmente à construção do website, pense em colocar no ar uma página do tipo “em breve”. Como pode ver, ela traz muito mais vantagens do que se imagina!

 



Você também vai gostar de:

Share This