web analytics

A pergunta que intitula este texto é uma das mais questionadas no mundo dos hosts. Pois afinal, se no mundo da internet quase tudo é gratuito (algumas vezes, ilegal e gratuito pelo menos por enquanto) porque ter de pagar para se ter uma hospedagem de sites? Quais são as grandes vantagens de se ter um domínio pago em relação a um domínio gratuito? E as desvantagens? Na postagem de hoje, o Dicas de Hospedagem vai tentar explicar um pouco destas questões que ainda atormentam a cabeça de webmasters.

 

Quais são as vantagens de um blog grátis em relação a um pago? 

 

Apesar de ser uma resposta óbvia (e talvez idiota), podemos dizer que a grande vantagem de se ter uma página gratuita é porque não é preciso pagar nada por ela. Normalmente os domínios de blogs gratuitos são feitos nas plataformas WordPress e Blogspot (veja uma comparação entre o WordPress e Blogspot), no Tumblr ou em sites como, por exemplo, os blogs da Abril e o XPG. 

Por serem gratuitos, estes serviços servem para pessoas que ainda não têm nada de intimidade com ferramentas de administração de sites aprenderem um pouco. Também servem para testes. Afinal, às vezes é complicado fazer um grande investimento em uma página se você não tem certeza de que um dia terá retorno. Como última vantagem, está a de se um dia você largar o blog, as suas páginas não sairão do ar. Você sabia que existem domínios em Blogspot que estão há mais de 10 anos sem serem atualizados?

 

Quais as vantagens de um blog pago?

 

Quais as opções de domínio?Ter um serviço pago de hospedagem e um domínio próprio significa profissionalismo. Se você quer utilizar a internet para negócios é primordial que você tenha um domínio próprio. Além de o endereço ser mais fácil de memorizar (ex: nomedosite.com.br), eventuais clientes vão ver que você está investindo para ter uma página de internet de qualidade. Outra vantagem de se ter um blog pago é a possibilidade de configuração. Com os inúmeros CMS existentes é possível criar um blog do que jeito que quiser, e cá entre nós, é muito fácil!

 

Com um domínio pago você não fica preso a anúncios obrigatórios (como no caso das páginas em XPG ou barra do Blogspot). Você pode utilizar a página com o layout que quiser. Além disso, você é o verdadeiro dono do site. O risco de acontecer problemas como a página ser apagada é bem menor. Você terá suporte da empresa de hospedagem e espaço ilimitado para arquivos. E, é claro, não precisa nem citar que é ótimo para o SEO do seu site.

 

O que é melhor?

 

Pesando os prós e contras, podemos afirmar categoricamente que ter um domínio e hospedagens próprias é a melhor decisão para quem trata a internet como negócio e deseja um retorno dela. Não dá para criar uma vitrine profissional em um domínio que pode cair a qualquer momento. Blogs e domínios gratuitos só se você quer usar a internet como entretenimento. Se você fizer a escolha de comprar um domínio internacional, é melhor se apressar



Você também vai gostar de:

Share This