web analytics

Se sua empresa tem um site na Internet, você provavelmente possui um programa que analisa as visitas diárias, mensais e anuais que ele recebe – e, se ainda não tem, não perca tempo! O Google Analytics representa uma boa opção!

Agora, vem a pergunta: você está tomando as devidas providências para compreender de onde vem seu público? O que faz os usuários permanecerem em seu site e o que faz outros visitantes saírem dele? Com essas informações, é possível definir o comportamento do usuário e melhorar o site de modo que as necessidades de seu público sejam atendidas.

 

Exemplo de análises Google Analytics

Mas não basta apenas uma única análise!

 

Para monitorar de maneira satisfatória o comportamento de seus visitantes, é preciso analisar os acessos continuadamente. Programe as mudanças que seu site deve realizar para manter o público que já o visita e, ao mesmo tempo, para conquistar a atenção dos usuários que ainda não o frequentam.

Vamos explicar isso melhor. Primeiramente, analise por um período de tempo o número de páginas pertencentes ao seu site que são visitadas pelo usuário comum, e verifique também qual o caminho mais utilizado. Em seguida, questione-se:

  • Como o visitante de primeira viagem se comporta?
  • E quanto aos usuários que voltam a visitar o site?
  • De onde eles vêm e quanto tempo permanecem no site?
  • Quais as palavras-chave mais utilizadas nos mecanismos de busca para a localização de seu site?

Pense também nos possíveis problemas:

  • O site possui links quebrados?
  • Existem áreas que não são tão visitadas?
  • Se a resposta for positiva, por que isso ocorre?

 

Não se esqueça de monitorar as futuras mudanças para verificar se elas surtiram o efeito desejado!

Com isso, concluímos que a tarefa de analisar o fluxo de visitantes de seu site não acaba nunca. Se você quer se destacar e trazer aquilo que o público espera, é necessário estar sempre atualizado e ciente do que seus visitantes procuram.

Para os iniciantes, vale a pena assistir o seguinte vídeo introdutório, em português!


 



Você também vai gostar de:

Share This