web analytics
Microsoft Webmatrix

Criar e construir sites

 

Como criar um site usando o WebMatrix em três passos

 

1º passo – baixar e instalar o WebMatrix

Antes de pensar em criar o seu site, você deve baixar e instalar a ferramenta da Microsoft. Para fazer download do WebMatrix, você deve ir ao site oficial da software e escolher a opção Instale o WebMatrix. Lembrando que o requisito mínimo é ter um sistema operacional acima do Windows XP. Depois disso, é clicar em Install Now e baixar o software para o seu computador. Após isso, você vai instalá-lo como se fosse um software padrão do Windows. 

 

2º passo – Configurar o WebMatrix

Um dos grandes trunfos do WebMatrix é a facilidade de uso. Isso é possível de constatar na hora da configuração, já que as opções para uso do programa já aparecem após a própria instalação. Lembrando que é possível instalar o WebMatrix apenas em sistemas de hospedagem de sites Windows. 

Já na primeira tela, você vai começar a trabalhar na configuração do programa. Antes de tudo, você vai escolher qual é o sistemas gerenciador de bancos de dados que vai utilizar o seu site. Após isso, você vai fazer a opção do tipo de CMS que vai utilizar. É possível escolher entre WordPress, Joomla, DotNetNuke e Orchard. Feito isso, é hora de colocar a mão na massa e criar o site. Assim que você escolher o CMS, é só colocar o nome do seu site. 

 

3º passo – Criar o site com o WebMatrix 

Webmatrix Template 1

Webmatrix Template 2

Webmatrix Template 3

Webmatrix Template 4

Com tudo configurado, agora é só usar a criatividade. Na página inicial do programa você deve escolher a opção Templates ou Web Gallery. No caso da última opção, você terá acesso aos templates básicos do seu CMS. Ex: se você instalou WordPress, vai ter acesso às opções de layout dentro deste CMS. Se você escolher a opção Template, vai acesso aos layouts disponibilizados pelo WebMatrix. 

Entre as opções do WebMatrix estão sites “vazios” (essa opção é para quem quer fazer a configuração completa da página) com “Empty Site” , ou a página básica do WebMatrix com o “Starter Site”. Caso você escolha a paginação básica, o seu site já está pronto. A partir daí é só começar a publicar e divulgar a sua página =)

Alternativamente, há serviços excelentes de construtores de sites no mercado, como o Wix e o Webnode. O interessante desses serviços é a fácil utilização, possibilidade de criação em HTML5 (esqueça o horrível Flash!) e o prático pacote hospedagem + domínio.



Você também vai gostar de:

Share This