web analytics

A batalha entre Linux e Windows segue acirrada no mundo das hospedagens de sites. Há algum tempo, o Dicas de Hospedagem fez um comparativo entre os dois tipos de hospedagem, Linux/Windows. Mais recentemente, acabamos fazendo a comparação em quatro quesitos: preço, suporte, segurança e desempenho das hospedagens. Hoje, a comparação entre Linux e Windows será especificamente em relação as hospedagens VPS (se você não sabe o que é VPS, pode acessar este outro artigo explicativo sobre Virtual Private Server).   

Escolher qual sistema operacional utilizar na hora de hospedar o seu site é primordial para otimizar o seu desempenho na hora de trabalhar. Afinal, é bem melhor utilizar um sistema que você já tenha conhecimento do uso e que vai lhe garantir mais segurança e facilidade operacional. Normalmente, o Linux sempre acaba na frente do Windows quando fazemos estas comparações. Vamos ver os benefícios de cada um dos sistemas e ver se teremos novamente esta conclusão hoje. 

 

Benefícios da hospedagem VPS Windows

O número de pessoas que utilizam a hospedagem VPS Windows não é tão grande quanto o número de adeptos ao sistema Linux. O principal motivo (que tira muitos pontos da hospedagem da Microsoft) é que se trata de um sistema pago. Se por um lado isto é uma desvantagem, por outro pagar garante um suporte completo de profissionais que podem lhe ajudar quando tiver um problema nos seus dados virtualizados. 

Além disso, uma hospedagem VPS Windows virá com ótimas soluções de programas para bancos de dados como o Microsoft SQL ou Microsoft Access. O mesmo vale para o uso de plataformas ASP.NET, produto exclusivo para Microsoft. Outro grande benefício deste tipo de sistema operacional é a capacidade de acessar facilmente o seu desktop. A plataforma tem uma interface muito amigável para este tipo de tarefa. Há também o fato de que para quem está mais acostumado com produtos Windows, há grande vantagem em não mudar de sistema. 

 

Benefícios da hospedagem VPS Linux

Preço. Este é primeiro grande benefício da plataforma VPS Linux. Não precisar pagar pelo sistema operacional utilizado é decisivo para escolha de muitos webmasters. Além disso, o Linux é um sistema que aceita modificações por parte de qualquer usuário. Isto garante uma grande personalização ao que você desejar fazer na sua hospedagem, coisa que no Windows é mais difícil. 

Segurança com o Secure Shell de Acesso (SSH) e com um sistema mais fechado para inserção de arquivos que podem danificar seus dados são outras vantagens apresentadas pelo Linux. Servidores Linux tem mostrado maior disponibilidade do Windows. A maior desvantagem do Linux é a exigência de certo conhecimento para operar o sistema. As ferramentas são um pouco mais complicadas do que Windows e as respostas dos seus problemas não estarão em um serviço de suporte. Vale você medir o que é melhor e escolher o melhor sistema para hospedagem VPS. 



Você também vai gostar de:

Share This